O BPI foi um dos patrocinadores oficiais do 11º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo. Trata-se de um setor de grande dinamismo, que reflete a aposta dos agricultores portugueses na promoção da inovação e competitividade.

Há mais de uma década, o BPI elegeu a Agricultura como um dos setores prioritários, assumindo-se como um parceiro para as empresas agrícolas e agroindustriais. O Banco tem uma equipa dedicada de especialistas que tem como foco, entre outros, a estruturação de financiamentos do setor destinados à modernização, internacionalização, inovação e transição para a sustentabilidade da produção agrícola.

Além disso, o BPI dispõe de soluções completas e competitivas para ajudar as empresas a enfrentar os seus desafios específicos. Em particular, na área do apoio ao investimento, o Banco disponibiliza as seguintes soluções:

• Linha BPI/PRR através da qual as empresas dispõem de soluções simples e inovadoras, que se adaptam às diferentes fases do projeto, não tendo de aguardar pela aprovação/decisão das Entidades de Gestão e Governação do PRR;
• Linha BPI/FEI Agricultura para financiar projetos de investimentos com a garantia do Fundo Europeu de Investimento;
• Linha BPI ESG Empresas para financiar a transição sustentável das empresas que cumpram critérios ESG ou pretendam investir na transição Ambiental, Social ou de Governação.

Em matéria de apoio à Tesouraria, o BPI lidera o financiamento de curto prazo ao setor agrícola, com uma quota de 65% no número total de adiantamentos de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP (campanha de 2022, dados até 12 de outubro) e também de 65% no crédito de campanha com apoio do IFAP às unidades produtivas dos setores da agricultura, silvicultura e pecuária (1º semestre de 2022).

O BPI é também banco oficial da Ovibeja (desde 2012), da Feira Nacional de Agricultura (desde 2014) e patrocinador da Agroglobal, do Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo e do Colóquio do Milho, reforçando assim a proximidade com os profissionais do setor. Organiza também o Prémio Nacional de Agricultura, já na sua 11ª edição, para distinguir os casos de sucesso nacionais da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

Contacte qualquer Balcão ou Centro de Empresas BPI ou visite www.bancobpi.pt/empresas.

Autor:
BPI. Banco para a Agricultura.