A produção de mirtilo em Portugal ainda é recente mas mesmo assim já muito díspar, seja em termos das regiões de produção, das dimensões das explorações ou mesmo na forma de estar no mercado.

Num mercado cada vez mais agressivo, com clientes a aumentarem o nível de exigência, mais que nunca é hora da fileira estar unida. O XI Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, que se realizou no final de outubro, serviu precisamente para abordar alguns dos temas mais relevantes para a fileira, como o uso eficiente de água, solo e nutrição, utilização de tecnologias em contexto agrícola, tendências de mercado, conservação e controlo de qualidade deste fruto.

O final do mês de outubro ficou marcado pela realização, em Sever do Vouga, do 11º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo. O empreendimento turístico Encosta dos Túneis acolheu mais de 300 participantes vindos de todo o país, mas também de Espanha, Itália, Países Baixos, Reino Unido e Chile, servindo de palco para a apresentação de palestras e debates com a intervenção de 24 oradores.

A sessão de abertura foi presidida pela Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, seguindo-se 6 sessões de trabalho onde foram abordados temas relevantes para a fileira, nomeadamente sobre o uso eficiente de água, solo e nutrição, utilização de tecnologias em contexto agrícola, tendências de mercado do mirtilo, conservação e controlo de qualidade deste fruto, como pode ler-se ao longo das próximas páginas.

Para além das sessões agendadas, o Encontro mantém o espírito de ponto de encontro de produtores, criando um ambiente que estimula a partilha de experiências, o networking, o convívio, a aprendizagem informal e a interação com os 22 expositores e patrocinadores.

No segundo dia do evento, a Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, onde se encontram as primeiras plantas de mirtilo instaladas em Portugal, foi o local escolhido para as visitas técnicas, e para apresentação de máquinas, tecnologias e ferramentas de apoio à decisão com base em recolha imagens por drones, tendo sido precedidas por um pequeno-almoço oferecido pela Junta de Freguesia de Rocas do Vouga.

O Município de Sever do Vouga apoiou a realização deste evento, que é anualmente organizado pela ANPM – Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, tendo esta edição sido coorganizada pela Cooperativa Bagas de Portugal, em parceria com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. e com o COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional. Este é um evento anual, com características únicas no setor, cujo modelo de organização envolve sempre um grupo de produtores locais que determinam a escolha dos temas considerados mais importantes em cada ano. O Encontro Nacional é um momento essencial para os produtores de mirtilo, que tem permitido o envolvimento dos melhores especialistas internacionais e nacionais, na partilha de conhecimento e orientação dos produtores, no sentido da melhoria da qualidade e eficiência na produção. A 12ª edição está já a ser preparada e decorrerá nos dias 27 e 28 de outubro de 2023, em Penalva do Castelo (…).

Leia a reportagem completa na edição de dezembro de 2022 da Revista Voz do Campo.