O InnovPlantProtect (InPP) abre as portas ao público a 24 de janeiro, num Dia Aberto organizado pela primeira vez, que permitirá conhecer a instituição por dentro, o trabalho desenvolvido pelos investigadores e a inovação criada no CoLAB.

A primeira edição do Dia Aberto do InnovPlantProtect (InPP) acontece a 24 de janeiro, data em que celebra o seu 4.o aniversário, das 14h30 às 18h, para uma tarde repleta de atividades destinadas a todas as idades. O Dia Aberto pretende dar a conhecer o InPP e a inovação científico-tecnológica desenvolvida no laboratório colaborativo (CoLAB). É uma oportunidade única para descobrir a instituição por dentro, conhecer os laboratórios e o trabalho desenvolvido pelos investigadores, conversar com a nossa equipa e saber um pouco mais sobre a carreira científica.

Neste emblemático evento realizam-se duas palestras, uma que tem como tema a saúde do solo agrícola, e outra que pretende mostrar aos visitantes como se cria um biopesticida, um produto amigo do ambiente, sem impactos na saúde humana, e eficaz na luta contra pragas e doenças das plantas. Será possível visitar os laboratórios, estando planeadas três visitas, orientadas por investigadores do CoLAB.

“Diariamente, cerca de 40 pessoas desenvolvem o seu trabalho no InPP, localizado em Elvas, no Alto Alentejo. Revelar o que está por detrás do seu trabalho científico, aproximando a ciência e a biotecnologia da generalidade dos cidadãos, é o ponto de partida para este Dia Aberto”, afirma Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP.

“Esta é uma iniciativa que já está nos planos do InPP há algum tempo, mas que só agora conseguimos concretizar. Será uma excelente ocasião para a comunidade elvense ficar a conhecer a inovação que tem estado a ser desenvolvida na sua cidade, contactar diretamente com os investigadores e descobrir um pouco do seu trabalho científico”, explica Pedro Fevereiro. “Será um dia proveitoso também para os próprios investigadores, que assim poderão conhecer melhor as preocupações, interesses e anseios da comunidade que servem e que escolheram integrar, bem como cumprir o seu desígnio de contribuir para aproximar os cidadãos da ciência”, acrescenta o diretor executivo.

As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário disponível aqui (https://forms.gle/ZtsS2yGctCKUp52z8), até às 12h do dia 23 de janeiro. As visitas aos laboratórios estão limitadas aos primeiros 15 inscritos. O InPP não poderá aceitar inscrições no dia do evento.

Para mais informações e para consultar o programa detalhado do evento, aceda ao website do InPP aqui.