A empresa Mendes Gonçalves criou um projeto agroflorestal estratificado onde hortícolas, aromáticas, pomares e eucaliptal crescem juntos.

A ideia de um projeto social na natureza surgiu em 2017 na mente de Carlos Gonçalves, proprietário da empresa que detém a marca Paladin. Em 2019 arrancou a parte agroflorestal da iniciativa Vila Feliz Cidade, inspirada na agricultura sintrópica, que defende uma floresta estratificada em altura.Em seis hectares que envolvem a fábrica Mendes Gonçalves, na Golegã, foi instalado um sistema de agricultura regenerativa (certificado como biológico) que agrupa legumes, frutícolas e espécies de produção de madeira. Isso quer dizer que os pimentos picantes usados na fábrica são plantados entre as linhas de eucaliptos, choupos ou casuarinas. Que debaixo destas árvores crescem macieiras, pessegueiros, sabugueiros, ameixeiras, figueiras, citrinos, medronheiros, carvalhos e videiras enroladas nos troncos. E sob estas há ervas aromáticas ou flores, para atrair os polinizadores.

Na Vila Feliz, as videiras crescem enroladas nos troncos de eucalipto

Todas as plantas têm funções diferentes, que vão da otimização da luz à produção de biomassa, triturada e usada para mulching (cobertura do solo com material vegetal). Os eucaliptos foram usados para descompactar os solos argilosos degradados e criar condições para as espécies seguintes. Um dia serão colhidos e substituídos pelo estrato inferior de crescimento mais lento.

No início da plantação das árvores, são colocadas na mesma linha batatas, funcho e rúcula, que protegem as estacas durante algum tempo. “O objetivo é ter um sistema autossustentável que imita a natureza, para isso nos beneficiar nas culturas que queremos produtivas”, explica com orgulho João Ferreira, técnico de Investigação e Desenvolvimento da empresa.

Autoria: www.produtoresflorestais.pt