Inovação e tecnologia em agricultura será o mote para o regresso das Mesas Redondas do MED

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora volta a debater questões relacionadas com ambiente e agricultura numa Mesa Redonda. Desta vez o debate terá como tema “Inovação e tecnologia em agricultura: da agricultura de precisão à agricultura digital” e vai reunir investigadores da academia e do setor empresarial. Os convidados são:

●  José Rafael da Silva, Professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, Investigador do MED e Coordenador do Grupo de Investigação do MED “Tecnologia Agrícola e Eficiência Energética”;

●  André Garcia Sá, Professor do Instituto Politécnico da Guarda, Diretor da Licenciatura em Engenharia Topográfica;

●  Cátia Pinto, Diretora Executiva da Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura;

●  Nuno Silva, Engenheiro na AlticeLabs – Licenciado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e mestre em Telecomunicações para a Indústria.

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra – Universidade de Évora, entre as 14h e 15h, mas é também possível assistir online, por Zoom (Link AQUI).

O debate irá centrar-se na inovação e na transformação digital que a agricultura tem sofrido, muito impulsionada pelo aumento da população mundial combinado com o efeito das alterações climáticas e escassez de recursos. É essencial que a agricultura acompanhe os avanços na tecnologia e se torne o mais eficiente possível, rentável, segura e com baixos impactos ambientais.

Atualmente já temos ao nosso dispor drones, sensores, GPS, imagem de satélite, entre outros, que permitem dar respostas atempadas e focadas. Hoje em dia podemos regar uma planta exatamente com o que ela precisa e quando precisa, podemos adubar no momento exato e com a quantidade exata. Imagine os recursos que se podem poupar se todo o setor agrícola se modernizar!

No entanto, a aplicação da tecnologia em agricultura tem ainda várias barreiras que têm de ser ultrapassadas, desde barreiras sociais pela dificuldade de mudança de mentalidade dos agricultores mais tradicionais, à falta de formação adequada, até às barreiras que se prendem com a conexão e comunicação que muitas vezes impedem ainda o sucesso da aplicação da tecnologia.