O Comissário da UE para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, irá promover uma missão de alto nível ao Japão entre 2 a 6 de julho de 2023.

Esta missão conjuga uma agenda política, que abrange temas relacionados com as Barreiras SPS japonesas ao comércio, a promoção das indicações geográficas e a implementação do Acordo de Comércio Livre, com a promoção e facilitação de contactos entre empresas europeias e japonesas do sector agroalimentar.

Com este objetivo, o Sr. Comissário pretende ser acompanhado por cerca de 60 empresários agroalimentares europeus que representem os sectores-chave, com mais potencial, para o comércio e cooperação da UE com o Japão.

Estes setores chave são em especial, mas não exclusivamente, a carne (bovina, suína e de aves de capoeira), os lacticínios (por ex. queijos), as frutas e os legumes, os produtos agrícolas transformados (por ex. azeite e bolachas), e as bebidas (incluindo alcoólicas). Os produtos biológicos serão também considerados.

O programa da delegação empresarial proporcionará aos representantes do setor agroalimentar europeu uma excelente plataforma para conhecer o mercado japonês, as condições de acesso ao mercado no setor de alimentos e bebidas e estabelecer contactos comerciais diretos através de atividades business-to-business.

As empresas e organizações interessadas podem consultar as condições de participação e inscrever-se para aderir à delegação empresarial através deste link ↵

As candidaturas para participação nesta missão estão abertas até 31 de janeiro de 2023.

A seleção final dos empresários a participar nesta missão será feita pela Comissão Europeia, tendo como base o equilíbrio geográfico e de produtos da delegação. Será, também, tida em conta a capacidade dos candidatos para realizar negócios internacionais.