No arranque do novo ano, os membros do CCPB retomam o trabalho em rede e a partilha de informação sobre temas estratégicos para a sustentabilidade e competitividade da Fileira do Pinho.

A reunião teve início com a apresentação, seguida de reflexão conjunta e diálogo, sobre alguns dos trabalhos de investigação relacionados com o pinheiro-bravo, divulgados no 9.º Congresso Florestal Nacional que decorreu em outubro de 2022:

  • O impacto das alterações climáticas no pinheiro-bravo em Portugal Continental (Alice Almeida, IPCB)
  • O impacto das alterações climáticas na regeneração natural de pinheiro-bravo: Projetos ForManRisk e Suspire (Paula Maia, UA e Adelaide Cerveira, UTAD)
  • Otimização da gestão florestal em agrupamentos de baldios (Adelaide Cerveira, UTAD)
  • Novas ferramentas expeditas de Inventário Florestal (Jorge Cunha e Mariana Amaro, ForestWISE)

A sessão da tarde foi dedicada à dinamização do CCPB com uma intervenção inicial de Nuno Calado (na qualidade de membro da Equipa de Coordenação do CCPB), apresentando o Projeto financiado pelo Fundo Ambiental de apoio à dinamização dos Centros de Competências do setor florestal que se encontra em execução e que resultou do Aviso Convite (N.º 01/C08-I05.02/2022).

Seguiu-se um ponto de situação sobre as ações desenvolvidas pelos Grupos Temáticos pelos seus coordenadores: silvicultura e modelação (Paula Soares, ISA), novos produtos de mercado (Sofia Knapic, SerQ) e riscos bióticos e abióticos (Teresa Vasconcelos, ESAC). Carine Azevedo, responsável executiva pela dinamização do CCPB, apresentou a informação relativa ao grupo de melhoramento genético.

Pedro Teixeira (Gestor de projetos do Centro PINUS) apresentou as principais linhas de ação e de investigação do Projeto “RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional” que prevê a constituição de um novo grupo temático sobre a resina.

Edmundo Sousa, membro da Equipa de Coordenação em representação do INIAV, dinamizou uma reflexão sobre as atividades futuras e durante esta reunião recolheu-se informação para a preparação do plano de atividades do CCPB para 2023 e também para a atualização das bases de dados de projetos de I&D relacionados com o pinheiro-bravo.

Sobre o CCPB

Criado em 2015 o Centro de Competências do Pinheiro-Bravo é uma plataforma informal de colaboração entre os produtores e utilizadores de conhecimento.

O Centro PINUS pertence à Equipa de Coordenação, juntamente com os seus associados INIAV e UTAD.

Consulte e faça aqui o download gratuito da Agenda de Investigação que identifica as principais prioridades de I&D consideradas relevantes para a sustentabilidade da Fileira do Pinho, nomeadamente: o aumento de produção e produtividade e a avaliação do contributo do pinhal-bravo para a promoção da biodiversidade e dos serviços do ecossistema.