Água, elemento essencial na Agroexpo 2023

A 35ª edição da Agroexpo, o evento internacional para profissionais do setor agroindustrial, abrirá as suas portas de 25 a 28 de janeiro de 2023 nas instalações da FEVAL, em Don Benito, Badajoz.

Retoma o seu formato habitual e aberto após as restrições dos últimos anos e, para isso, a comissão organizadora preparou um programa amplo e variado que contará com novidades sem deixar de lado as secções tradicionais como apresentações, e conferências técnicas programadas tanto pelo Comité Organizador da Agroexpo, bem como por empresas privadas. “ Saiu uma feira muito enriquecedora. Os pilares fundamentais são Capacitação, informação e tendências, uma feira rica em conteúdo. É um programa muito poderoso e enriquecedor”, destacou José María Naranjo, presidente do referido Comité durante a apresentação da feira que decorreu no passado dia 13 de janeiro na sede da Institución Ferial de Extremadura.

Comissão Organizadora da Agroexpo

Como de costume, a Agroexpo reunirá agricultores, fabricantes e expositores de diversas partes do mundo em seus 30 mil metros quadrados de exposição. Da organização apontam as raízes que esta feira já tem pois já foram muitos os interessados que ligaram ​​antes mesmo de abrir o período de inscrições dos stands, já registou lotação absoluta com cerca de 257 empresas e 500 marcas que vão expor os seus produtos nas áreas de exposição ou a realizar conferências técnicas. Alguns números que a organização descreve como positivos porque atingiram “números quase anteriores à pandemia, até tiveram de deixar alguns em lista de espera para a próxima edição porque a quota foi coberta”, foram as palavras de Susana Cortés, diretora da FEVAL.

“A importância de realizar este evento com o campo é fundamental para o setor, que é o que mais mudou do ponto de vista tecnológico nos últimos anos e isso se deve muito à Agroexpo”, declarou o prefeito Don Benito , José Luís Quintana.

Um evento que não seria possível sem a participação das empresas expositoras, participantes e patrocinadores, neste caso Cajalmendralejo; Nuria García, delegada de negócios da área do banco, afirmou que, como instituição financeira, “detectamos que o setor precisa cada vez mais de mais apoio, para criar sinergias e reunir em eventos como este”.

Irrigação e PAC 

Uma das novidades encontra-se no segundo dia deste encontro internacional com profissionais agrícolas, quando a jornada monográfica dedicada ao “Guest Crop” passa a ser o “Guest Element” inteiramente dedicado à água onde tudo o que inclui rega e planos hidrológicos. “ Deixa-nos bastante preocupados e ocupados, por isso a feira vai analisar este elemento e vamos tentar ver onde tudo vai” , explica o presidente da comissão organizadora, José María Naranjo.

A sexta-feira será outro dos dias mais esperados pelos visitantes porque se realiza o tradicional “CAP Day”, onde serão discutidas e analisadas as perspetivas futuras para a agricultura da região.

Futuro agrícola

A Agroexpo olha para o futuro e fá-lo atraindo os jovens para o mundo da agricultura, e neste caso também os premiando porque mantém o reconhecimento dos melhores registos académicos 2021-2022 relacionados com o setor agrícola e agro-industrial. “ Temos uma ótima formação de nossos profissionais e por isso a feira reconhece isso”, afirmou Naranjo.

Também o faz premiando as empresas que trabalham continuamente para o desenvolvimento agrícola, pecuário e agroalimentar. Os dez anos de premiação do Prémio Inovação Empresarial refletem o bom trabalho e o futuro promissor das empresas agroindustriais.

As palestras técnicas onde serão discutidos temas tão variados como a oportunidade que as cooperativas agroalimentares representam para a Extremadura, o uso de imagens de satélite para a previsão da campanha do tomate, vários aspectos relacionados com o EVOO, obtenção de créditos, serão discutidos. A internacionalização dos mercados no mundo agrícola, entre muitos outros eventos que culminarão no sábado com o dia mais divertido, com destaque para o concurso de manobrabilidade.

A AGROEXPO 2023 é uma feira internacional organizada pela FEVAL, Institución Ferial de Extremadura e patrocinada por Cajalmendralejo. Conta com a colaboração da Junta de Extremadura, do Conselho Provincial de Cáceres, do Conselho Provincial de Badajoz e da Câmara Municipal de Don Benito.

Mais informação em: https://www.feval.com/agroexpo