O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) convida-o a participar na próxima sessão do Ciclo de conferências, que irá terá lugar no dia 25 de janeiro, pelas 14h30, tendo como convidada a Dra. Francisca Manarte, gestora da exploração agrícola da Best Farmer, do Grupo Jerónimo Martins, em Barcelos, que irá apresentar a palestra intitulada: “Utilização de subprodutos em alimentação de bovinos de carne”.

Uma sessão onde será apresentada a estratégia do Grupo Jerónimo Martins com especial foco na engorda de bovinos Angus. A Best Farmer teve início em 2015, com uma exploração de engorda de bovinos da raça Angus em Barcelos, e que atualmente se estende por todo o país. Para a Best Farmer, os principais focos são a sustentabilidade económica e ambiental. Neste sentido, e de forma a reduzir um dos grandes custos das explorações pecuárias, a alimentação animal, utilizam subprodutos na alimentação dos animais, como a dreche de cerveja, cenoura, batata-doce, tomate, entre outros.

Atualmente, uma importante percentagem da alimentação dos animais consiste em subprodutos, sendo apenas uma pequena parte correspondente a rações, pois a maior parte diz respeito a forragens incorporadas nas dietas dos animais. Desta forma, a empresa conseguiu reduzir custos, mas também a importação de matérias-primas e os transportes associados, promovendo assim uma economia circular.

→ Poderá aceder à sala virtual aqui.


Resumo da palestra  

Utilização de subprodutos em alimentação de bovinos de carne O grupo Jerónimo Martins tem vindo, nos últimos anos, a apostar fortemente na produção própria. Neste sentido, foi criada em 2014 a Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA). A JMA desenvolve atualmente a sua atividade nas seguintes áreas: lacticínios (Terra Alegre), produção e engorda de carne bovina da raça Angus e vacaria de leite (Best Farmer), produção e engorda de borregos (Ovinos da Tapada), aquacultura (Seaculture) e as frutas e vegetais. A Best Farmer dedica-se à agro-pecuária e iniciou a atividade em 2015, com uma exploração de engorda de bovinos Angus em Barcelos e estende-se hoje por todo o país. Existem ao dia de hoje 3 explorações, duas engordas de bovinos Angus (Barcelos com 1000 animais e Cartaxo com 4000 animais) e uma vacaria de leite (Monte do Trigo).

Para a Best Farmer existem dois pontos importantes onde se foca toda a equipa: a sustentabilidade do negócio e a sustentabilidade ambiental. Um dos grandes custos das explorações pecuárias é alimentação, nomeadamente as rações. Por forma a diminuir esta dependência das fábricas de ração, parte deste consumo foi substituído por subprodutos da alimentação. São exemplo destes subprodutos o dreche de cerveja, a cenoura, batata-doce, tomate… Neste momento uma percentagem importante da alimentação dos animais da Best Farmer consiste em subprodutos, sendo que uma pequena parte corresponde a rações. O grande bolo, diz respeito a forragens incorporadas na dieta dos animais. Assim foi possível reduzir não só custos como também a importação de matérias-primas, os transportes associados, promovendo uma economia circular.

Nota biográfica

Francisca Magalhães Manarte é Mestre em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar em 2018. Para conclusão do mestrado realizou o estágio de final de curso na exploração de engorda de bovinos de Barcelos da Best Farmer do Grupo Jerónimo Martins, tendo iniciado o mesmo em 2017 e terminado em 2018. Acompanhou ainda durante um período do percurso académico a vacaria da Quinta da Aveleda no âmbito do estudo de indicadores de performance produtivos e reprodutivos.

Iniciou a sua atividade profissional em maio de 2018 como veterinária na vacaria de leite da Best Farmer em Monte do Trigo, Évora. Onde exerceu estas funções por 2 anos. Terminados os dois anos, em setembro de 2020, assumiu o cargo de gestor de exploração agrícola novamente na exploração de engorda de Barcelos, função que exerce até ao momento. Durante este período concluiu o curso “Management Essentials” da Universidade de Harvard.