A Sociedade Portuguesa de Microbiologia foi legalmente constituída em 11 de dezembro de 1973 e desde a sua fundação tem como objetivo promover e desenvolver a investigação, o ensino e as aplicações da Microbiologia, a nível nacional e internacional. Esta ciência pode ser dividida em subdisciplinas – Alimentar, Clínica, Veterinária e Ambiental, consoante os campos de aplicação, mas estas áreas tendem a interligar-se cada vez mais.

A direção da SPM, composta por Célia Manaia, Paula Morais e Artur Alves explica-nos um pouco melhor o impacto da microbiologia na agricultura, que aliás esteve em evidência no Microsummit. Uma iniciativa pioneira da SPM com o objetivo de fazer a ponte entre a academia e os setores empresariais, criando oportunidades para fortalecer a transferência de conhecimento. A última edição decorreu no Porto no final de novembro.

Caracterize-nos a Sociedade Portuguesa de Microbiologia e a sua missão. 

A Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) tem como objetivo promover e desenvolver a investigação, o ensino e as aplicações da Microbiologia, a nível nacional e internacional. Por natureza, a Microbiologia é multidisciplinar, alicerçando-se em áreas tão distintas como a genética e biologia molecular, a computação e a bioinformática, a tecnologia de birreatores, ou a imunologia. A SPM ambiciona abranger todos os que em Portugal ou no estrangeiro estudam ou usam os microrganismos nas áreas da Saúde, Indústria, Ambiente ou Agroalimentar. O ensino e divulgação de conhecimento são também áreas nucleares da SPM, por um lado porque muitos dos nossos sócios são estudantes de Mestrado ou de Doutoramento, por outro, porque procuramos chegar ao cidadão comum, por exemplo através da promoção do Dia Internacional do Microrganismo, ou do Concurso de Comunicação de Ciência em Microbiologia. Embora muitas destas iniciativas sejam em língua portuguesa, trabalhamos muito em rede internacional através de Federações e Uniões Internacionais na área da Microbiologia.

No dicionário microbiologia define-se como a ciência que estuda os micróbios, ma ciência que estuda dos micróbios, mas quais são as linhas mais representativas deste estudo dentro da SPM?

A Microbiologia pode ser dividida em subdisciplinas – Alimentar, Clínica, Veterinária, Ambiental, consoante os campos de aplicação, mas estas áreas tendem a interligar-se cada vez mais. Por um lado, porque cada vez temos mais e melhor conhecimento sobre a distribuição dos microrganismos nos mais diversos tipos de ambiente, por outro, por que hoje tendemos a ver os temas numa perspetiva de circularidade, como uma só saúde ou economia circular. Outra subdivisão possível é por tipo de microrganismos em que se foca – bacteriologia, micologia, protozoologia ou virologia, muito mais útil do ponto de vista académico (…).

O BioMonitor4CAP é um projeto que visa desenvolver a monitorização avançada da biodiversidade para demonstrar as práticas e políticas agrícolas que funcionam melhor na conservação da biodiversidade agrícola. Vinte e três organizações parceiras de 10 países europeus e do Peru participam neste projeto financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte Europa.

→ Leia a entrevista completa na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.