Terá lugar no dia 27 de janeiro, entre as 10h e as 13h, no Auditório do Régia-Douro Park, em Via Real, o evento de apresentação final do Projeto EYESonTRAPS – Solução para Monitorização de Pragas na Vinha, onde irão ser apresentados os resultados do projeto e os próximos passos a realizar no âmbito do mesmo. 

A produção vitivinícola configura um dos mais importantes setores económicos nacionais e internacionais, onde a exportação de vinhos tem crescido nos últimos anos e a qualidade dos mesmos é já um selo associado aos mesmos.

Num contexto de alterações climáticas, uma das ameaças à viticultura está relacionada com a ocorrência de pragas, as quais, para além de afetarem a qualidade da uva, podem transmitir doenças de quarentena, comprometendo seriamente a viabilidade desta cultura. A imprevisibilidade desta ameaça e a dificuldade em monitorizar o grau de risco dificulta a definição de estratégias eficazes, que minimizem o número de tratamentos fitossanitários a aplicar. O projeto EYESonTRAPS pretendeu dar um contributo para este processo, através do desenvolvimento de uma solução integrada (móvel + web) para a identificação e quantificação de pragas, que suporte o registo de temperatura localizada, a monitorização automática de insetos em armadilhas e um modelo de apoio à decisão.

O objetivo final da solução é o de diminuir o erro humano e automatizar a análise, aconselhamento e partilha de informação entre os agentes intervenientes.

• Participação gratuita, com inscrição obrigatória.

Programa:

RECEÇÃO – BOAS-VINDAS
(10h00 – 10h15)
Geodouro – ADVID – Fraunhofer


APRESENTAÇÃO DO PROJETO
(10h15 – 11h15)
Telmo Nogueira – Geodouro
Luis Rosado – Fraunhofer
Luis Marcos – ADVID


PAINEL DE DISCUSSÃO
(11h15 – 12h30)
José Manso – Sogrape Vinhos
Maria José Coutinho – Aveleda
Márcio Nóbrega – Sogevinus Fine Wines
Tiago Maia – Quinta de Ventozelo
Alberto Baptista – Menin Wine Company

Cristina Carlos – UTAD / CITAB (Moderação)


QUESTÕES DO PÚBLICO
(12h30 – 12h45)

ENCERRAMENTO
Rosa Amador – ADVID

<strong>→ INSCRIÇÃO NO WORKSHOP</strong>