BIO AZÓRICA

COOPERATIVA DE PRODUTORES DE AGRICULTURA BIOLÓGICA

COOPERADORES: 168

Loja: Praia da Vitória (Ilha Terceira)

A Bio Azórica – Produtos de Agricultura Biológica C.R.L. é uma cooperativa de consumidores e produtores biológicos. Tem como principal objetivo o incentivo da “produção e consumo de produtos biológicos, respeitando o ambiente e promovendo, assim, a conservação da Natureza e a biodiversidade, através da utilização integrada, durável e racional dos recursos naturais” (Artigo 3. dos Estatutos da Cooperativa).

Possui já 21 anos de existência e, no seu início, teve uma atividade de caráter mais associativo do que cooperativo, realizando um trabalho direcionado para a sensibilização da comunidade sobre as vantagens dos produtos biológicos, o que originou um aumento gradual do número de cooperadores. Neste momento, continua a desenvolver diversas ações de formação e de sensibilização e tem também uma atividade comercial com pontos de venda fixos, distribuição para retalho e restauração.

Neste momento conta com 168 cooperadores dos quais 66 são produtores com mais de 460 hectares de superfície agrícola em Modo de Produção Biológico (MPB) e muitos outros em conversão. Biológico (MPB) e muitos outros em conversão. Para que a oferta aos seus clientes seja o mais diversificada possível, também adquire produtos a operadores que não são seus cooperadores, mas que estão certificados em MPB.

A adesão dos produtores ao MPB continua a crescer gradualmente, sendo que as majorações dos apoios às produções biológicas têm provocado um acréscimo da adesão nos últimos anos e os bons exemplos dados pelas unidades de produção em MPB, já instaladas, têm também encorajado outros a enveredar por este modo de produzir. Mas, admite a direção da Bio Azórica, a evolução mais significativa teve a ver com o aumento dos conhecimentos e com o melhoramento das tecnologias de produção dos operadores já instalados (…).

→ Leia a reportagem completa na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.