As plantas precisam de luz para crescer e florescer. Algumas não podem sobreviver ao inverno do lado de fora e, se por acaso não tiver um quintal, a sua única opção pode ser cultivar em casa. Porém, isso pode ser difícil. Posicionar as plantas perto de uma janela nem sempre fornece luz suficiente, e às vezes pode ser luz direta demais. Luzes artificiais são uma solução para isso. Há tipos diferentes dessas luzes, como lâmpadas led para cultivo indoor, sistemas e montagens, que variam de acordo com o tipo de planta a ser cultivada. Use os passos abaixo para selecionar as luzes artificiais certas ao cultivar plantas dentro de casa.

  • Siga os seguintes passos:

Determine que tipo de planta cultivar.
Compre as sementes para a variedade que deseja. Baseie a sua decisão no espaço disponível e no quanto de eletricidade pode usar. Os vegetais requerem mais luz do que muitas plantas exóticas, por exemplo.

Aprenda que cor de luz é necessária.
Pesquise sobre a planta que escolheu para determinar quais cores no espectro de luz ela mais utiliza. A maioria usa todo o espectro, mas o vermelho e o azul são as cores mais importantes. Sua pesquisa lhe dirá que cor sua planta mais gosta. Por exemplo, as violetas-africanas se dão melhor sob luz azul, mas também precisam de vermelho para florescer.

Escolha as suas lâmpadas.
Selecione as incandescentes para uma fonte superior de luz vermelha. Elas são as mais utilizadas em casa. No entanto, emitem pouca luz azul. Escolha lâmpadas led para cultivo indoor para conseguir até 3 vezes mais intensidade de luz do que com as incandescentes. Há diversas opções dentro da categoria de “fluorescentes”. As lâmpadas de luz branca fria são boas para plantas que precisam de luz azul e verde-amarelada. As de luz branca quentes fornecem mais luz vermelha e laranja. As de espectro total são as melhores, e são usadas para muitas plantas diferentes. Opte por lâmpadas de descarga de alta intensidade se for cultivar muitas plantas. Elas são extremamente eficientes energeticamente e são as que mais produzem luz entre os três tipos. São também as mais caras.

Monte o seu sistema de luz.
Encontre um local na sua casa para colocar as plantas e instalar a iluminação (cupão de desconto em lâmpadas para plantas). Pendure as lâmpadas na distância certa para sua planta em específico. Essa distância varia, mas um mínimo de 25,5 cm é uma boa medida. Evite colocar as lâmpadas a mais de 1 m da planta.

Forneça a duração de luz adequada.
Dê às suas plantas um descanso das luzes de vez em quando. Os vegetais precisam de períodos de descanso para respirar. Uma duração comum para a luz é de 12 horas, mas algumas plantas precisam de mais tempo e outras, de menos.

Cuide das lâmpadas e das plantas.
Gire as plantas toda semana para que cada lado receba a mesma quantidade de luz. Troque as lâmpadas quando elas começarem a ficar velhas. Isso é importante principalmente para as fluorescentes, que podem ficar mais fracas com o tempo. Regue e fertilize as plantas conforme a necessidade.