A Restinet – Soluções em Redes Plásticas – é uma marca da empresa Resticerca, com sede em Grijó (Vila Nova de Gaia). Tem como objetivo dar novas soluções ao mercado investindo na sustentabilidade dos seus produtos, direcionando as suas pesquisas na procura de novos materiais sem perder o foco na conservação do meio ambiente.

Através desta marca a empresa produz protetores para plantações, em polipropileno (PP) e PE assim como tubo de rega preto desde 16mm até 32mm.

Está a trabalhar num composto de PP com 50% de matéria-prima incorporada totalmente biodegradável e pensa ter os primeiros ensaios durante o primeiro trimestre de 2023. Na sua produção a Restinet incorpora cerca de 15% de matéria-prima reciclada, ou seja, todo o desperdício é de novo incorporado no produto final. E, acredita o responsável, José Ferreira, “se o utilizador final fizesse recolha do produto após a sua utilização seria possível reciclá-lo novamente e assim entrar num novo ciclo, dando forma e consistência a uma economia mais sustentável e circular”.

Com uma forte preocupação ambiental a empresa lamenta que para já não seja possível ter o melhor de dois mundos, isto é, produtos completamente biodegradáveis e em simultâneo com a durabilidade necessária para uma proteção eficaz das plantações.

→ Artigo publicado na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.

  • Mantenha-se informado todos os meses!