As inscrições para a 10ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, que vai decorrer de 8 a 12 de Maio, já se encontram abertas. Esta é uma iniciativa da ViniPortugal que vai distinguir, pelo décimo ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais.

Os produtores que se inscreverem até ao dia 10 de Março vão receber um desconto de 5€ por cada vinho inscrito, uma vantagem exclusiva durante este período. O registo pode ser feito no site oficial do Concurso Vinhos de Portugal até ao dia 2 de Abril.

A primeira fase do Concurso, que inclui sessões técnicas de prova, decorrerá de 8 a 10 de Maio — no CNEMA, em Santarém — na qual os vinhos inscritos serão avaliados pelo Júri Regular. Nesses 3 dias estão também programadas Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos. A fase final decorrerá nos dias 11 e 12 de Maio, momento em que Grande Júri reunirá na CVR Beira Interior, na Guarda, e decidirá os Grandes Ouros e os Melhores do Ano. A divulgação dos vencedores decorrerá na Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 12 de Maio. Este ano a Região seleccionada, para apresentação dos Prémios durante o jantar de gala, será a Beira Interior, mais precisamente na região de Pinhel.

A par da avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, o Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias trocam experiências entre si. A iniciativa distingue a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional e reforça a posição do nosso país como um produtor de vinho de referência, especialmente nos mercados de exportação.

A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão uma presença garantida em eventos internacionais de renome deste ano.

Recorde-se que no ano passado o Concurso Vinhos de Portugal recebeu cerca de 1.450 referências cuja qualidade foi avaliada por um painel de jurados nacionais e internacionais, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.

→ O Regulamento do Concurso pode ser consultado, aqui.

Esta é mais uma das iniciativas da ViniPortugal que, a par da distinção dos melhores vinhos do mercado nacional, é, também, um ponto de encontro entre produtores e especialistas nacionais e internacionais, que partilham experiências e criam sinergias entre si, e uma forma de promoção dos vinhos portugueses tanto no mercado nacional como no internacional.