• Quarta-feira, dia 25 de janeiro de 2023, às 10h30, no Auditório 2

• Asaja organiza mesa redonda sobre a imagem do campo nas redes sociais

O programa das Conferências na Agraria para quarta-feira, dia 25, vai começar com uma mesa redonda sobre as consequências da aplicação da reforma da PAC, na qual intervirá o Secretário-Geral do Ministério da Agricultura, Fernando Miranda; os Vice-Ministros da Agricultura da Andaluzia e Castela e Leão, Vicente Pérez García de Prado e Juan Pedro Medina, respectivamente; e a gerente de negócios da AgroSantander, Lorena Ruiz.

“Análise das consequências da nova PAC na Agraria 2023”

A mesa, que terá início às 10h30, será moderada pelo reitor do Colégio Oficial de Engenheiros Agrónomos de Castela e Leão e Cantábria, Ignacio Mucientes.

Às 13h00, terá início mais uma mesa redonda, organizada pela Asaja, intitulada “O campo e as redes sociais: quando os agricultores e pecuaristas falam por si”, na qual participarão seis jovens que contam o seu dia-a-dia através de canais como Twitter ou Instagram.

Participarão nesta conversa Marta García, agricultora cantábrica conhecida como @GanaderíaValdelMazo; Tomy Rohde, agricultor de Córdoba (@TomyRohde); Pilar Pascual de Salamanca (@AgriPilar); Antonio Torres, agricultor de Valladolid (@Antonio_TorresB); Blanca Martín, agrônoma de Palencia (@tractoresytacones), e Alejandro Aguado, agricultor de Soriano (@alex130493). Este painel será moderado pelo jornalista Rafael Daniel, diretor de elEconomistaAgro.es.

Inauguração oficial

O Ministro da Agricultura da Junta de Castilla y León, Gerardo Dueñas, inaugurou esta terça-feira a sétima edição da Agraria, o concurso bienal de máquinas agrícolas organizado pela Feira de Valladolid e que se realiza até à próxima sexta-feira, dia 27.

A inauguração oficial também contou com a presença, entre outras autoridades, do presidente dos tribunais regionais, Carlos Pollán, do vice-presidente do Conselho Provincial de Valladolid, Víctor Alonso Monge, do presidente do Comitê Executivo da Feira, Víctor Caramanzana, altos funcionários do Ministério da Agricultura, etc. que visitaram a exposição comercial em que são apresentados todo o tipo de máquinas, equipamentos e serviços para explorações agrícolas.

Máquinas inovadoras

Chamar a atenção para máquinas que proporcionem melhorias face aos modelos convencionais é o objetivo do concurso de máquinas inovadoras promovido pela Agraria e que este ano distinguiu as seguintes máquinas:

1. Agropoza (pavilhão 2 – stand 226)
Um aplicativo que permite gerenciar todos os parâmetros relacionados à irrigação das culturas: dose, tempo, velocidade do pivô.

2. Durán (pavilhão 4 – stand 435)
Enleirador de feno marca Pöttinger, modelo Mergento VT 9220. É um ancinho de esteira arrastada, com largura de trabalho de 9,20 metros com depósito central de leiras ou 8,60 metros com leira lateral, o que permite maior limpeza no agrupamento da forragem.

3. Deutz-Fahr (Salão 2- stand 245)
Transmissão RVshift série 6C. Transmissão robótica que incorpora recursos e funções que melhoram o desempenho, otimizam o trabalho e simplificam o maneio.

4. Fendt (Salão 2- stand 270)
Trator série 700 Vario. Tecnologia que como um todo reduz o consumo de combustível e melhora a ergonomia do motorista.

5. Agerlid – Kelly (Salão 4 – stand 465)
Grade de discos leve que reduz tempo e custo na execução de trabalhos leves de preparo do solo.

O júri de qualificação para o concurso é composto pelo reitor da COIACLC, Ignacio Mucientes, os agrónomos Diego Casas e Pedro Cabo e professores das universidades de Salamanca, Valladolid, León e da Escola de Engenheiros Agrônomos do campus Palencia Carlos Miguel Herrero, Luis Manuel Navas, Pablo Pastrana e Mariano Nogales.

Saiba mais: www.feriavalladolid.com/agraria

Artigo relacionado:

24 a 27 de janeiro 2023: Agraria. Bienal de maquinaria agrícola