Nos últimos dois anos a batata portuguesa foi alvo de uma campanha inédita com vista à sua promoção tanto no mercado nacional como internacional. Analisados os resultados é hora de partir para outros desafios numa altura em que a cultura enfrenta inúmeros contratempos que estão a afastar os produtores.

Conta com dois anos de atividade e foi criada com objetivo de promover a batata portuguesa nos mercados nacional e internacional em resultado da união de toda a fileira em torno de uma imagem comum. Falamos da Miss Tata, uma marca desenvolvida no âmbito da atividade da Porbatata, a Associação da Batata de Portugal, que realizou recentemente o encerramento financeiro do projeto, em simultâneo com o balanço de campanha de 2022.

O projeto de promoção da batata portuguesa foi apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, que permitiu a sua execução, mas sem esquecer todos os sócios da Porbatata, que acreditaram nesta estratégia da direção da Associação, fez questão de sublinhar o presidente, Sérgio Ferreira.

O trabalho criativo foi desenvolvido pela Agência Evaristo e começou pela criação de uma marca coletiva, assente nas premissas de identificar, distinguir e acrescentar algo, com a dificuldade de ser um produto que aos olhos do consumidor é indiferenciado, sublinhou Gisela Pires, uma das responsáveis pela Evaristo.

Ao longo destes dois anos desenvolveu-se uma forte campanha em diferentes meios e um plano de atividades com vista à internacionalização, que teve de moldar-se à situação de pandemia entretanto vivida (…).

→ Leia o artigo completo na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.