A Feira de Valladolid celebrará em janeiro do próximo ano duas feiras especializadas no cultivo da vinha e equipamentos vinícolas, Agrovid e Iberian Winery Equipment Show (SIEB). São dois eventos diferenciados e complementares que na última edição contaram com a participação de mais de 160 empresas nacionais e internacionais e a visita de 6.000 profissionais.

O diretor geral da Feria de Valladolid, Alberto Alonso, referiu-se na apresentação ao papel estratégico da viticultura na economia e à vocação ibérica de ambos os certames. Recordou que Espanha e Portugal somam mais de um milhão de hectares de vinha “e ambicionamos ser o centro de negócios de referência destes enólogos, não só porque estamos no centro geográfico desta grande vinha mas também porque a Agrovid e a SIEB são dois eventos que agregam valor a esses profissionais”. As duas feiras serão realizadas de 23 a 25 de janeiro do ano que vem.

Alberto Alonso

Balanço da sétima edição da Agraria 

A sétima edição da Agraria, que encerrou esta sexta-feira às 19h00, ratificou o seu papel como espaço de negócios para agricultores de toda a Península. Na ausência do número final de visitantes – que se prevê rondar os 29 mil – o mapa de origem inclui 48 províncias espanholas, praticamente todas as regiões portuguesas, França e outros países europeus como Alemanha, Dinamarca, Itália e Luxemburgo.

O número de visitantes portugueses aumentou face a 2019 “e esse é um dos objetivos a que nos propomos, que os Agro-Portugueses encontrem propostas para as suas explorações na Agraria”, apontou Alberto Alonso.

Referiu-se também às mensagens positivas transmitidas pelos expositores, “que fecharam negócios nestes dias. Ou seja, o balanço qualitativo é muito positivo porque as expectativas de trabalho das empresas estão sendo atendidas”.

Da mesma forma, as conferências técnicas desenvolvidas pelo Colégio Oficial de Engenheiros Agrónomos de Castilla y León e Cantábria e organizações profissionais agrícolas têm despertado o interesse de um grande número de visitantes. “Sem dúvida a escolha dos temas foi um sucesso e isso é atestado pelo número de participantes nessas conferências e mesas redondas, entender a nova PAC, como as suas repercussões é fundamental, envolveram-se especialistas da administração pública e técnicos especializados” .

A voz e a imagem do campo nas redes sociais, o perfil do agricultor no século XXI e os desafios da agricultura e da Lei da Cadeia Alimentar foram outros temas analisados ​​na Agraria, assim como o papel da tecnologia nas soluções para o campo, no espaço da Agrotecnologia.

www.feriavalladolid.com/agraria

Atualizações importantes:

Agrovid e SIEB, as feiras da vinha e da adega de Valladolid, mudam as suas datas para março de 2024