A FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares manifesta a sua perplexidade e reprovação perante as notícias de extinção da Secretaria de Estado da Agricultura.

Ao longo dos anos, a FIPA sempre se debateu pela existência de um ministério que tutelasse a Agricultura e a Alimentação, o que se tornou uma realidade nos tempos mais recentes. Desta forma, a FIPA mostra-se veementemente contra a extinção ou ideia de extinção da Secretaria de Estado da Agricultura e o consequente esvaziamento do Ministério, considerando que terá um impacto negativo em toda a fileira agroalimentar, num período critico e numa conjuntura que exige firmeza e determinação na articulação das políticas de apoio ao setor, para o que se torna necessário um Ministério da Agricultura e Alimentação robusto.

De acordo com o presidente da FIPA, Jorge Henriques, “este é um cenário que representará um retrocesso para o setor agroalimentar que tem feito um percurso de desenvolvimento notável ao longo dos últimos anos, com um posicionamento estratégico para o robustecimento da economia e competitividade do país”.

Jorge Henriques, Presidente da FIPA