• Advanced Kraft Mulch

A cobertura de solos com materiais plásticos (Filmes ou Telas) é uma prática comum e uma solução eficaz no combate a infestantes.

Em culturas anuais com ciclos curtos nomeadamente hortícolas, o mulching, é habitualmente feito através da utilização de filme preto. Este tem efetivamente um custo mais reduzido, mas no entanto tem o inconveniente de não permitir trocas gasosas aos solos onde é aplicado.

As telas têxteis, produzidas com ráfias de polipropilenos e polietilenos, são aplicadas em culturas cuja permanência no solo é longa, com custos de aplicação mais elevados do que os plásticos mulch. No longo médio/longo prazo, as telas representam também um benefício evidente e importante, que é a redução muito acentuada nos custos de manutenção.

A gama de produtos da Cotesi inclui uma vasta oferta de Telas Têxteis e tem sido líder nos mercados onde está presente. Mas tanto o Filme Mulch como as Telas Têxteis, têm uma característica em comum: O Plástico em si, cujo impacto no meio ambiente temos a necessidade de reduzir, de forma inteligente.

Com esse foco, a Cotesi estabeleceu uma parceria com a Mondi, líder mundial na produção de papel, tendo em vista o desenvolvimento da aplicação dum novo tipo de papel para a cobertura dos solos. Um papel fabricado a partir de fibras de madeira nórdica, biodegradável, que em fim de vida permite uma compostagem total e que pode adicionar ou ajudar a adicionar nutrientes ao solo.

→ Leia este e outros artigos completos na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.

Autor:
Rui Marques | COTESI S.A.