A TENSAI é atualmente Líder Empresarial no Consórcio Sustainable Plastics – circularidade pela matéria-prima alternativa e aborda precisamente a utilização de resíduos de fibra de milho para que possam ser utilizados nos nossos produtos – e, conjuntamente com outras entidades tem neste projeto o kick off para o desenvolvimento de peças biodegradáveis a incorporar nos nossos produtos. Assim, está em estudo a utilização de PLA de poli (ácido lático) como um dos substitutos mais confiáveis para polímeros comuns à base de petróleo (PE, PP e PS) devido às suas propriedades mecânicas e origem biológica.

A prova de conceito será a moldagem por injeção de uma peça de frigorifico correspondente a um suporte de ovos

O objetivo desta ação assenta em desenvolver compósitos biodegradáveis de PLA e resíduos / desperdícios de fibra de milho para permitir a moldagem por injeção industrial ou fabrico aditivo 3D de peças rígidas que possam ser utilizadas como componentes de eletrodomésticos.

Característica “Biodegradável” é uma realidade cada vez mais presente

A característica “Biodegradável” constitui-se como uma realidade cada vez mais presente no desenvolvimento dos nossos produtos e alinhada com o conceito de circularidade pela matéria-prima alternativa.

O problema não é o plástico, mas sim os comportamentos individuais recorrentes e irresponsáveis

A reflexão sobre o impacto do uso de plásticos não deve suportar-se de uma visão redutora sobre a forma como o problema é abordado (…).

→ Leia este e outros artigos completos na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.

Autor:
Hugo Patrício
Diretor de Marketing & Comunicação da TENSAI