Entre 2010 e 2013 a Silvex S.A. coordenou o projeto FP7 AGROBIOFILM que contou com a participação de diversas Universidades, entre as quais o Instituto Superior de Agronomia, e no âmbito do qual foi desenvolvido um plástico biodegradável para cobertura do solo.

Este “mulch” biodegradável Agrobiofilm© está disponível em diversas soluções, cada qual adaptada a um tipo de cultura, isto é, com ciclo inferior a 3 meses; com ciclo de 3 a 6 meses; com ciclo de 6 a 12 meses e culturas perenes.

Além do Agrobiofilm©, e segundo a informação avançada pelo seu responsável, Carlos Rodrigues, a Silvex também produz e comercializa sacos biodegradáveis certificados como compostáveis, para utilização na comercialização de frutas e hortaliças. Defende que “substituem, com elevados benefícios ambientais, os sacos produzidos com polietileno (plástico derivado do petróleo) que podem encontrar-se à disposição nas superfícies comerciais”.

Em 2011 a empresa lançou ainda um filme alimentar biodegradável e compostável para ser usado como película aderente, tido como uma inovação mundial (…).

→ Leia este e outros artigos completos na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.