Edição Norte do Programa de Aceleração em Ciência e Tecnologia BfK Innov@Rise capacitou projetos nascidos no ensino superior.

Apresentação dos projetos que, ao longo de três meses participaram na edição Norte, terão lugar no dia 9 de fevereiro às 14h30, no i3s – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto

Foram três meses de capacitação intensiva com a participação de mentores conceituados. Tudo para que projetos de investigação académica com potencial de negócio, se possam apresentar ao mercado de forma estruturada e convincente. Uma plataforma de inteligência artificial ao serviço de doenças neurológicas, um sistema de deteção precoce da doença de Alzheimer, uma solução para diagnóstico de displasia da anca em cães, um ecossistema para auxiliar na toma de medicação, uma alternativa vegetal ao ovo e jogos educativos. Estes são os seis projetos que vão ser apresentados no DemoDay do BfK INNOV@Rise, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), que acontece no dia 9 de fevereiro às 14h30, no i3s – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto.

A edição Norte do DemoDay do BfK INNOV@Rise vai dar a conhecer os projetos:

PURR.AI

O processo atual de desenvolvimento de novos fármacos é extremamente longo e dispendioso. Em muitos casos, como o das doenças neurológicas (ex. Alzheimer) ou cancros cerebrais (ex. glioblastoma), o insucesso é multifatorial, levando a situações como a existente, em que não existem fármacos que tratem essas doenças de uma forma eficaz. A PURR.AI usa uma estratégia multiescala holística baseada em dados inteligentes e algoritmos de “deep learning” para simplificar o processo de desenvolvimento de fármacos.


EARLY

Perante a ausência de métodos de diagnóstico precoce da doença de Alzheimer bem como de formas de tratar esta doença, surge a EARLY, uma plataforma de bacteriófagos – vírus que infetam bactérias – para o diagnóstico precoce da doença.


ClasDAC

Serviço de leitura radiográfica automática para diagnóstico e certificação da Displasia da Anca em cães jovens e adultos, uma doença que tem uma elevada incidência em algumas raças (cerca de 50%), implicando tratamento cirúrgico dispendioso (quatro a sete mil euros). Dar aos veterinários a oportunidade de reagir cedo, para que possam parar a progressão da doença, prevenir o sofrimento dos cães e evitar a eutanásia, é o objetivo desta solução inovadora.


BALVIA

A gestão correta de medicamentos é uma dificuldade que assola milhares de pessoas, sobretudo aquelas que utilizam diariamente grande quantidade e diversidade, como os idosos. Acresce ainda que os serviços de apoio domiciliário acarretam custos elevados, tornando ainda mais complexa a prestação de apoio, o acompanhamento e comunicação com os cuidadores. O Balvia é um ecossistema inovador para apoio na administração de medicamentos, promoção de qualidade de vida, bem-estar e comunicação.


notEggo

No setor agroalimentar, a notEggo vai apresentar uma alternativa vegetal ao ovo, com forma e consistência semelhantes a um ovo de galinha.


Kendir Studios

Na área de gaming, a Kendir Studios desenvolve jogos e ambientes digitais de apoio à aprendizagem e ensino.

45 mil euros para desenvolvimento de protótipos

Os 15 projetos empreendedores receberam acompanhamento de mentores especializados, capacitação intensiva em desenvolvimento de negócio e treino de pitch para impulsionarem a entrada dos projetos no mercado. O BfK INNOV@Rise vai, ainda, atribuir 45 mil euros em prémios monetários — três mil euros por projeto — para o desenvolvimento da prova de conceito/protótipo.

“A capacitação destes projetos e a transferência do conhecimento para o tecido empresarial é algo, como temos dito em várias ocasiões, essencial para a transição para uma economia mais sustentável, mais resiliente a crises e que permite afirmar Portugal como um país inovador. Este programa é, por isso, muito importante no apoio ao empreendedorismo nacional e a ANI vai continuar a acompanhar estes projetos e a apoiar a sua entrada no mercado, porque acredita no seu potencial de negócio”, afirma João Mendes Borga, administrador da ANI.

O BfK INNOV@Rise está a apoiar mais de 60 empreendedores com projetos académicos que pretendem chegar ao mercado.  A decorrer em todo o país, o programa vai, ainda, dinamizar os DemoDays da edição Alentejo e Centro, a acontecerem nos dias 16 de fevereiro e 23 de março, em Évora e Coimbra, respetivamente.

O BfK INNOV@Rise é promovido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.