A LIPOR é uma Associação de Municípios que gere, valoriza e trata resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Nas suas instalações a LIPOR receciona diversos resíduos de plásticos agrícolas, como por exemplo: plástico filme de estufa e cobertura de chão, fita gota-a-gota, tubo de rega e caixas de plástico, acabando assim por contribuir para a produção de produtos para uso agrícola através da disponibilização de matéria-prima.

Após ser efetuada uma triagem dos materiais por rigidez, (rígido ou flexível) e por tipologia (polietileno ou polipropileno), os mesmos são encaminhados para as indústrias recicladoras. Estas procedem à lavagem, trituração e granulação dos polímeros e encaminham para a indústria de produção dando origem a novos produtos, como plástico filme ou caixas de fruta.

Outra fileira de resíduos que dá origem a produtos usados na agricultura são as embalagens dos plásticos mistos que após processados em conjunto com outros plásticos originam perfis de plásticos usados, por exemplo como tutores ou postes na vinha e pomares.

Registe-se ainda que o município da Póvoa de Varzim e a LIPOR em parceria desenvolveram um projeto designado por “Explorações Agrícolas”, que tem como intuito a promoção e a implementação de práticas sustentáveis no que diz respeito à correta gestão e encaminhamento dos resíduos resultantes da produção agrícola e pecuária (…).

→ Leia o artigo completo publicado na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.

  • Mantenha-se informado todos os meses!