O PlaCarvões propõe transformar os plásticos sujos cujo destino final é a deposição em aterro ou a valorização energética, em carvões ativados, dando-lhe uma nova vida.

O projeto PlaCarvões – De Plásticos a Carvões Ativados – desenvolveu-se durante o ano de 2018, com o Apoio do Fundo Ambiental e a liderança da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva, S.A. – em consórcio com a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central -, a GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos e a Universidade de Évora. Durante esse período foi construída uma unidade piloto para a produção de carvões ativados e efetuados diversos testes e análises quer ao percursor quer aos carvões ativados produzidos. Foi ainda testada a capacidade de adsorção dos carvões produzidos.

Os panos de colheita são o plástico com maior incidência no total da área de influência de Alqueva

Atualmente decorre o processo de patenteamento desta solução bem como uma candidatura ao Programa MED para o aprofundamento dos estudos e escalonamento da solução.

Este projeto tem como objetivo principal contribuir para a diminuição do problema ambiental dos plásticos, através da sua valorização como matéria-prima numa perspetiva de Economia Circular. O PlaCarvões propõe transformar os plásticos sujos cujo destino final é a deposição em aterro ou a valorização energética, em carvões ativados, dando-lhe uma nova vida (…).

→ Leia este e outros artigos completos na edição de janeiro 2023 da Revista Voz do Campo.