Inaugurou no passado dia 26 de maio de 2023, com um investimento inicial de 2,5 milhões de euros, o ‘Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente’, o centro do Continente criado especificamente para pesquisa e desenvolvimento dos produtos das marcas próprias do retalhista.

O espaço, com 1.200 m2, está localizado no piso superior da loja Continente da Amadora, em Lisboa.

Composto por Cozinha e espaço de Showcooking; Cozinha Industrial e sala de formação de colaboradores da Cozinha Continente; Laboratório Bioquímico; Laboratório Sensorial com 12 cabines de prova; Sala de Focus Group; Sala de Observação; Área de bebidas; Sala de Limpeza do Lar; Sala de Beleza; e Sala de Design, é no Co-Lab que as equipas do Continente vão desenhar os produtos de marca própria, em conjunto com parceiros, fornecedores e consumidores.

No laboratório sensorial, além da prova de produto, vão ser utilizadas duas técnicas inovadoras: o Face Reader, um equipamento que analisa as reações físicas (expressões faciais) dos provadores ao experimentar ou observar produtos; e o Face Reader Eye Tracker, que, através de uns óculos de infravermelhos colocados no consumidor, recolhem informações sobre quais são as partes do produto/embalagem onde os clientes dedicam mais atenção.

Tânia Lucas, Diretora Comercial de Marca Própria da MC, explica que “todos produtos que têm a nossa marca vão ser analisados no Co-Lab presencialmente ou, em casos específicos, na casa do próprio consumidor, sempre com a coordenação desta equipa. O objetivo do Continente é continuar a responder e a superar as expectativas do consumidor, combinando a experiência das marcas de fabricante com a excelência no desenvolvimento da Marca Própria”.

O Co-Lab é uma resposta aos nossos objetivos: ter produtos Continente cada vez mais alinhados com o que o consumidor procura, continuar a surpreender os clientes com inovações exclusivas, apostar na qualidade dos nossos produtos e reforçar a relação de confiança com os nossos parceiros” acrescenta.

A marca própria tem vindo a crescer nos últimos anos, tendo Portugal sido, em 2022, o país com maior crescimento (+2,9%) em toda a europa, face ao ano anterior e ocupando a 6ª posição dos países europeus em que a marca própria tem maior peso no carrinho dos clientes.

Em 2022, a Marca Própria do Continente representou cerca de 925 milhões de euros na área alimentar, registando um crescimento superior a 20% no último ano (ou seja, mais 175 milhões de euros), e um crescimento de quase 50% nos últimos 3 anos.

Em 2023, prevê-se que a procura pelos produtos de marca Continente se intensifique e é também por isso que faz tanto sentido para a MC continuar a apostar, não só na marca e produtos Continente, mas também na relação de confiança e proximidade com os consumidores, que são uma fonte de informação crítica para termos uma gama cada vez mais bem-sucedida face às expetativas do público” refere Tânia Lucas.

A marca Continente conta já com mais de 30 anos e tem, atualmente, mais de 4 mil referências de produtos, nomeadamente através da gama Continente, Continente Equilíbrio, Continente ECO, Continente do Bebé, Continente Seleção e Continente Bio.

Os clientes interessados em integrar a base de dados de ‘provadores’ Continente, podem inscrever-se em https://feed.continente.pt/co-lab, submetendo os dados solicitados pelo formulário.