Fundada em 2018, a STIHL Ventures GmbH https://stihlventures.com é uma empresa de capital de risco com sede em Waiblingen, Alemanha. Investe em startups nos sectores florestal, paisagismo profissional, jardinagem, agricultura e construção. O seu objetivo é agregar valor ao contribuir com a rede de ecossistemas e os múltiplos ativos da STIHL como empresa líder no sector. Apoia o Grupo STIHL na solução de desafios estratégicos e operacionais, alavancando o ecossistema de startups. A abordagem é combinar soluções externas de ponta com necessidades reais de negócios na STIHL, com o objetivo de aumentar a eficiência ou gerar novas receitas de longo prazo.

 

A STIHL Ventures, realiza investimentos (Venture Capital) e cooperações (Venture Partnering) em paralelo: Os investimentos concentram-se nas áreas de negócios relacionadas à STIHL. As cooperações visam aumentar a eficiência ou gerar novas vendas.

Fruto desta estratégia a Stihl investe na startup DRYAD https://www.dryad.net especializada na deteção precoce de incêndios florestais, tema tão caro ao nosso País.

A DRYAD é uma startup alemã que está a desenvolver um sistema de deteção precoce de incêndios florestais. O sistema usa sensores acionados a energia solar e tecnologia sem fios para cobrir extensas áreas arborizadas para além das redes de dados móveis convencionais. A tecnologia é financiada pela Stihl Ventures, uma empresa de investimentos tecnológicos da Andreas Stihl. O objetivo do sistema é detectar incêndios florestais no início, antes que eles se tornem grandes e difíceis de controlar, permitindo que as equipas de combate a incêndios possam agir rapidamente e diminuir os danos causados pelo incêndio em questão. A DRYAD está a trabalhar para adaptar e testar o sistema em diferentes tipos de florestas e condições climáticas, com o objetivo de garantir que o sistema seja eficaz em várias situações.

´

Além de detectar incêndios florestais no início, o sistema desenvolvido pela DRYAD também pode fornecer informações valiosas acerca da vegetação e o clima das áreas arborizadas. Isto inclui dados sobre a humidade do solo, temperatura, humidade do ar e outros fatores que podem afetar o risco de incêndio. Estas informações podem ser usadas para ajudar a prevenir incêndios florestais, ao identificar áreas de risco elevado e tomar medidas e ações para reduzir esses riscos. Além disso, os dados recolhidos pelo sistema também podem ser usados para monitorizar a saúde da floresta e identificar problemas como infestações por pragas, doenças e outros fatores que podem afetar a vegetação. A tecnologia desenvolvida pela DRYAD é inovadora e pode ser aplicada em várias áreas, como proteção de florestas, gestão de recursos naturais e monitorização ambiental.

Powered by STIHL www.stihl.pt