A Aki-D’el-Mar Mariscos é uma empresa familiar que desde 2004 junta várias gerações à mesa. A proximidade da Lagoa de Óbidos e a paixão pelos bivalves fez nascer este projeto que leva a frescura do mar ao prato.

A unidade de depuração da Aki-D’el-Mar localiza-se a escassos minutos do mar e da Lagoa de Óbidos e a empresa possui uma frota de embarcações própria que opera ao longo da costa portuguesa. Além disso trabalha com mariscadores locais experientes que conhecem o local certo para a captura dos melhores produtos, assegurando assim o ciclo completo de produção.

Os bivalves mais representativos são a Amêijoa Branca, Longueirão, Berbigão e Ostra. 

Desde o mar até à mesa do consumidor o processo começa pela captura por mariscadores com licenças para a mesma que o entregam na Docapesca. A frota de camiões da Aki-D‘el-Mar faz o levantamento do marisco, com toda a segurança e sem interromper a cadeia de frio, até às suas instalações nas Caldas da Rainha.

Uma vez descarregado na unidade de produção, o produto é avaliado e depurado em água do mar, oriunda da Lagoa de Óbidos. Processo que serve para remoção de impurezas e cuja duração varia consoante a espécie.

Terminada esta fase do processo os bivalves são lavados, selecionados e embalados e por fim refrigerados a uma temperatura de 6º a 10º graus e transportados até às lojas Continente (…).

→ Leia a reportagem completa sobre o Clube de Produtores Continente na edição de fevereiro 2023 da Revista Voz do Campo.