A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e o novo Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, deram hoje início a uma ronda de reuniões com as confederações representativas do setor agrícola nacional. A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural (CNJ), a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) e a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) foram recebidas ao longo do dia de hoje. Esta ronda terminará na quarta-feira, dia em que ocorrerá a reunião com a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), no âmbito do Encontro Nacional de Técnicos promovido por esta Confederação, o qual terá lugar no Vimieiro.

“Estes encontros corroboram o espírito de permanente diálogo enquanto uma ferramenta indispensável ao sucesso da política pública”, afirmou, citada em comunicado, Maria do Céu Antunes.

O executivo notou ainda que estes encontros acontecem “numa fase decisiva”, sendo que, entre 1 de março e 31 de maio, os agricultores podem candidatar-se ao Pedido Único 2023.

“O PEPAC (Plano Estratégico da Política Agrícola Comum) tem, sem dúvida, uma visão ambiciosa, mas representa uma reforma que não vai deixar ninguém para trás”, disse Gonçalo Rodrigues.