Esta cultura da actinídea, a planta que produz kiwi, passou por um período pioneiro nas décadas de 70 e 80 do século passado, em que foi plantada um pouco por todo o lado, mas o tempo veio demonstrar que é na Beira Litoral e no Entre Douro e Minho que encontra as condições para um ótimo desenvolvimento.

Hoje a cultura enfrenta problemas novos, nomeadamente as alterações climáticas, as oscilações nos invernos e verões provocam dificuldades na produção que algumas das vezes não podem ser controladas, como é o caso da ausência de horas de frio invernal e os verões com temperaturas elevadas.

Ainda assim, ao longo destas 30 páginas dedicadas à cultura é possível concluir que a sua evolução tem sido positiva, embora nos últimos anos o crescimento em área plantada tenha sido menor, talvez por influência das limitações dos projetos de investimento do PDR. Os kiwicultores têm investido em redes de cobertura para prevenir granizo e ventos e também em coberturas em plástico para proteção contra a chuva. Na procura pela diversificação há produtores a investirem em kiwis de polpa amarela e polpa vermelha, embora o predomínio continue a pertencer ao kiwi verde (…).