O projeto aQuacer – Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais é promovido pela ANPROMIS, ANPOC e COTARROZ, juntamente com o COTR e o IPMA.

O estudo “O Uso da Água em Portugal”, desenvolvido entre 2019 e 2020 pela Fundação Gulbenkian, permitiu tirar algumas conclusões sobre o uso da água no setor agrícola (Gulbenkian água) e concluir sobre a necessidade de promoção de um uso mais eficiente deste recurso. É neste contexto que surge o projeto aQuacer – Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais que tem, entre outros objetivos dirigidos à capacitação e transferência de conhecimento, traçar o perfil dos regantes do setor cerealífero.

Esta iniciativa, já contou com a realização de 10 ações de capacitação e transferência de conhecimento, eminentemente práticas, que envolveram cerca de 600 participantes, nesse sentido foi agora elaborado um vídeo didáctico em que foram compiladas algumas das principais Boas Práticas Agrícolas que importa implementar para uma Gestão mais Eficiente da Água.

  • Assista aqui ao vídeo: