É na região Oeste e Sudoeste Alentejano que se concentra grande parte da produção nacional de bimi. Inicialmente apenas destinado à exportação, este vegetal da família dos brócolos, desenvolvido pela Sakata, hoje encontra-se nas prateleiras das principais cadeias de hiper e supermercados. É precisamente o Area Manager da Sakata em Portugal, Jorge Faria, quem nos retrata esta cultura que está a conquistar os paladares.

Para quem ainda não conhece, quais são as principais diferenças entre o bimi e o brócolo, já que apresentam algumas semelhanças?

O bimi é um vegetal da família dos brócolos, que agrada até aos que não gostam de brócolos, porque tem um sabor mais doce e suave com fortes semelhanças aos espargos. É um vegetal 100% comestível, do caule aos floretes, e o seu caule é macio, apresentando um leve sabor a frutos secos e uma textura crocante.

Há quanto tempo é que esta cultura foi introduzida em Portugal e porquê a escolha do nosso país?

Portugal produz bimi desde 2015. Inicialmente, a produção destinava-se apenas para a exportação, sobretudo para o Reino Unido, mas rapidamente começou também a ser vendido em Portugal. Atualmente, os produtores locais asseguram o abastecimento de todo o mercado nacional e o bimi está disponível em todas as principais cadeias de hiper e supermercados (…).