Embora a empresa Arandanos El Cierrón seja especialista na produção de plantas de mirtilo e outros pequenos frutos, trabalha também com variedades de mini kiwi, ou baby kiwi, tanto para a pequena produção como para plantações profissionais.

Engenheiro agrónomo e gerente da empresa sediada nas Astúrias (Espanha), Adrían Garcia Villar conhece o viveiro como ninguém e ali normalmente são produzidas plantas de duas variedades partenocarpicais, ou “auto-férteis”, como são mais conhecidas. Ou seja, não necessitam de polinização cruzada de outras variedades para produzirem fruto. Destacam-se a ‘Issai’, no mercado há vários anos, e a ‘Vitikiwi’, uma variedade mais recente, “igualmente doce e com um sabor mais limonado”.

Mas também é possível ainda encontrar variedades de colheita precoce como a ‘Genebra’ e a ‘Ananasnaya’, variedades de meia-estação como ‘Scarlet September’ e ‘Kens Red’ ou variedades de colheita mais tardia como a ‘Bingo’.

Todas estas variedades são da espécie Arguta, mas a gama inclui também algumas da espécie Kolomikta, igualmente conhecidas como ‘beleza ártica’. A mais recente novidade é a variedade ‘Kiwiberry Rosa’, sendo possível pedir outras variedades por encomenda (…).