O setor vitivinícola é um dos mais importantes na região SUDOE (Sul da Europa), composta por Portugal, Espanha e França. As pequenas e médias empresas (PME) desempenham um papel crucial neste setor, representando a maioria das empresas envolvidas na produção e exportação de vinhos.

Neste âmbito, fruto de uma parceria entre estes três países, foi desenvolvido o projeto VINCI – Vin, Innovation et Compétitivité Internationale, cuja análise SWOT indicou que as PME do SUDOE necessitavam de efetuar uma profunda alteração tecnológica, bem como aumentar a eficiência produtiva e a competitividade internacional. Em particular, o fortalecimento das tecnologias de conectividade em toda a cadeia de valor (das uvas ao consumidor final) e a gestão estratégica são cruciais para aumentar a competitividade e alcançar o sucesso na exportação de vinho. Por conseguinte, as ferramentas de apoio à decisão podem desempenhar um papel fundamental, permitindo às empresas tomar decisões mais informadas e rápidas, ajustando as suas estratégias.

Neste sentido, o Seminário Final do VINCI “Gestão Estratégica no Setor Vitivinícola: Como as Ferramentas de Apoio à Decisão Podem Aumentar a Competitividade”, que terá lugar no dia 29 de março de 2023 em Vila Real, irá apresentar, além dos resultados obtidos ao longo deste projeto, as ferramentas desenvolvidas com o objetivo de apoiar a tomada de decisão e a adaptação das PME ao mercado.

Mais informações em breve.