Introduzido em território português há cerca de 40 anos, o kiwi tornou-se numa das culturas economicamente mais interessantes, em particular nas zonas Centro Litoral, Entre Douro e Minho.

A estrutura socioeconómica de um setor dita a evolução das práticas culturais e o nível de investimento em fatores de produção, sendo que a cultura do kiwi é um forte exemplo de um pragmatismo vanguardista ausente noutras fileiras coetâneas.

Atualmente, desde a plantação até à conservação do fruto, os produtores procuram todas as soluções disponíveis para equilibrar as altas produções e a sustentabilidade ambiental. Neste campo, a Hubel Verde apresenta diversas soluções para a cultura do kiwi com um grande enfoque na responsabilidade ambiental, nunca descurando a máxima rentabilidade possível.

Os produtos e filosofia de trabalho da Hubel Verde são postos em prática através de soluções nutricionais de alta eficácia e vasta gama de produtos resíduo zero, com um portefólio assente numa forte componente microbiológica, e sempre aliado ao acompanhamento técnico dado pelos profissionais que acompanham esta cultura.

O plano geral proposto pela Hubel Verde para a cultura do kiwi passa por diversas fases: Plantação, Crescimento Vegetativo e Produção.

Cada programa nutricional e fitoprotetor é, naturalmente, adaptado às condições específicas de cada exploração agrícola desde o seu enquadramento edafoclimático, idade do pomar, potencial de produção, sistema de condução, análises físico-químicas do solo, etc. Deve também ser sempre considerada uma boa preparação do solo, prévia à plantação, incluindo o uso de corretivos sempre que necessário (p.e. corretores de pH ou matéria orgânica).

Fase 1: Plantação

O estímulo hormonal das auxinas no enraizamento é essencial para esta fase tão exigente. Antes de sequer levar as raízes ao solo, é recomendada a mergulhia numa solução de Ecklonia Maxima, uma alga conhecida pela riqueza nestas fitohormonas (…).

Autor:
Tiago Moreira
Hubel Verde