É nesta fase que o fruticultor deve concentrar a sua atenção

De uma maneira técnica mais prática, depois do período de repouso vegetativo (dormência) que se prolonga até ao final de fevereiro, início de março, com o aumento da temperatura e das horas de luz diárias dá-se o “despertar” da planta de forma progressiva (depende da necessidade da variedade em adquirir horas de frio). A esta fase designamos por abrolhamento onde os gomos florais incham e mais tarde irão dar lugar às flores e posteriormente, se tudo correr como esperado, dará origem aos frutos.

É muito importante a proteção contra fatores ambientais climáticos extremos

É nesta fase do ciclo biológico da planta que o fruticultor deverá concentrar a sua atenção em satisfazer as necessidades e proteger a planta, para que se consiga evitar o gorar das flores. Nesta fase a proteção contra fatores ambientais climáticos extremos é muito importante. Apesar de não estar dentro do nosso domínio, porém existem algumas substâncias que para além de evitarem stress à planta ajudam ao vingamento da flor, como por exemplo a glicina beteína, os aminoácidos e as algas, entre outros que ajudam a planta a “concentra-se” no vingamento das suas flores.Para além disso a planta deve estar bem nutrida para que possa desenvolver a germinação dos grãos de polén no estigma, sem barreiras, e fazer crescer o seu tubo polínico ao longo do estilete. Por isso devemos fornecer determinados nutrientes à planta, tais como o molibdénio, boro, manganês e fósforo, entre outros, não esquecendo a aplicação de algas na mesma fase, pois têm uma avultada importância devido ao seu poder de bioestimulação. Estas são fonte de fito-hormonas naturais como as citocianinas, auxinas e geberalinas, que fazem aumentar a resistência da planta combatendo o stress provocado por diversos fatores, fortalecem também o sistema imunológico da planta e consequentemente potencializam a eficácia dos fitofármacos aplicados.

Por isso esta fase do ciclo biológico da planta é de extrema importância para que a planta consiga vingar as suas flores e consequentemente ter frutos bem formados e vingados.

Senhor fruticultor cuide das suas árvores no tempo certo e não terá deceções, mas sim valorização do seu trabalho com bons retornos. Cuide delas!

Autor:
Bruno Costa
Engº Agrónomo

  • Leia este e outros artigos exclusivos na edição de março 2023 da Revista Voz do Campo.
Edição de março 2023