A fileira do kiwi em Portugal é uma fileira em crescimento, nalguns casos apoiada pelo recurso a fundos do PDR2020. Uma fileira que suporta a melhoria dos seus resultados na inovação, como o recurso a tecnologias que permitam uma melhor gestão da água, monitorização de pragas, a colocação de redes de proteção anti-granizo, anti-vento e anti-chuva. É este o retrato geral que faz a Associação Portuguesa de Kiwicultores – APK.

Comecemos pela última campanha, como decorreu?

A última campanha, e conforme estava previsto, resultou em menos fruta, o que apresentou muitos desafios aos kiwicultores. As elevadas temperaturas que se fizerem sentir no verão condicionaram uma parte importante do ciclo, no entanto as chuvas no final da campanha acabaram por mitigar as consequências.

Qual tem sido a evolução da cultura em termos de área, produtores….? E no que respeita a inovação, área, produtores….? E no que respeita a inovação, em termos de produção (rega, coberturas…)?

A evolução da cultura tem sido positiva, embora nos últimos anos o crescimento em área plantada tenha sido menor, talvez por influência das limitações dos projetos de investimento do PDR. Os kiwicultores têm investido em redes de cobertura para prevenir granizo e ventos e também em coberturas em plástico para proteção contra a chuva. Também têm crescido as plantações com mulching em que se recorre a cobertura de plástico branco na linha juntamente com a rega gota-a-gota para controlo das infestantes e economia de água (…).