Os cereais são direta ou indiretamente a base da alimentação humana e uma determinante componente na produção animal, pelo que todos estaremos de acordo quanto à especial atenção que nos merece.

❝ Paulo Gomes – Diretor

A guerra que se verifica na Ucrânia, o quarto maior país exportador de milho e trigo, acaba por influenciar inevitavelmente o setor a nível mundial. Esta realidade veio alertar para a importância e necessidade da constituição de uma reserva estratégica destes alimentos e matérias-primas.

Partindo desta preocupação, nesta edição quisemos saber mais sobre o que se está a fazer e o que se perspetiva, desde a produção à comercialização. Retratamos de uma forma abrangente a produção de cereais em Portugal, graças ao especialista Manuel Patanita, Professor Coordenador do Departamento de Biociências do Instituto Politécnico de Beja, com todo um trabalho profundo que envolve desde a investigação à produção, incluindo a indústria transformadora.

Abordamos os Programas de Melhoramento Genético, levados a cabo pela Estação de Melhoramento de Plantas (EMP). No associativismo recorremos à ANPOC (Associação Nacional de Produtores de Cereais), para nos fazer um retrato do setor. Em termos técnicos apontamos a rotação e mistura de herbicidas para prevenir a resistência das infestantes, na cultura do trigo, um trabalho do investigador José F. C. Barros. Falamos também do grupo Better Foods que conta com moagens centenárias na sua génese, que tem procurado promover e dinamizar ao longo dos tempos a produção nacional.

Trazemos ainda a destaque um bom exemplo na produção, trata-se da jovem produtora Diana Valente que se dedica à produção de milho grão branco para panificação e arroz carolino do Baixo Mondego. Nesta edição reforçamos a importância dos fixadores biológicos de azoto, uma solução sustentável na cultura do milho. Referência também para os Índices espectrais em cereais de Inverno, um trabalho do IRTA (Espanha).

Quisemos ir um pouco mais longe e fomos conhecer a ACCOE (Associação Comercial de Cereais e Oleaginosas de Espanha). Recorde-se que os nossos vizinhos são os principais produtores europeus de rações compostas, sendo Portugal o principal destino das suas exportações. Para ler estes e outros assuntos, com desenvolvimento na Grande Reportagem desta edição.

Boas leituras!

→ Aceda aqui à edição de março 2023 da Revista Voz do Campo:

Edição de março 2023