O GPP divulga a edição n.º 27 da publicação CULTIVAR – Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada ao tema dos custos de contexto.

Considerando a extensão da cadeia de valor do setor agroalimentar e o facto de se tratar de uma atividade multidisciplinar, envolvendo o uso de recursos naturais, trabalho e capital, tem associado um nível de regulação elevado, tanto ao nível da proteção ambiental e na garantia da segurança alimentar e das regras do trabalho, como no ordenamento do território, e ainda nas exigências no recurso ao financiamento, incluindo aos incentivos públicos. Os processos associados a esta regulação implicam um risco elevado de exposição aos custos de contexto.

Nesta edição, apresentam-se diferentes abordagens e perspetivas sobre o tema, identificando o âmbito dos custos de contexto e alguns dos principais obstáculos que constituem para a competitividade e sustentabilidade do setor agrícola.

→ Ver publicação CULTIVAR 27 – pdf | E-book


Como contributo para uma reflexão alargada sobre o tema, o GPP promove uma sessão de debate a 23 de março pelas 10h30 | Programa

A sessão decorrerá em formato presencial | Faça o seu registo aqui.