A KiwiGreenSun começou a operar em 2004 numa primeira fase para dar seguimento à própria produção de kiwi, com cerca de 1800 toneladas. Associou-se mais tarde a outros produtores, tendo em 2016 ampliado as instalações para começar a trabalhar cerca seis mil toneladas.

Quase todos os anos tem ampliando as instalações e atualmente já tem capacidade para 13 /14 mil toneladas em frio tal como todo o processo de calibragem e embalagem da respetiva fruta.

Vitor Araújo, administrador da KiwiGreenSun recorda que a produção própria se iniciou com a variedade ‘Hayward’ e mais tarde a aposta passou por uma variedade precoce da qual chegou a colher cerca de 1800 toneladas. Contudo, com o passar do tempo concluíram que não era muito interessante e hoje já é pouco expressiva. Atualmente a produção divide-se entre a ‘Earligreen’ e a ‘Bo.Erica’, na mesma percentagem, sendo a última idêntica à ‘Hayward’, “mas com uma forma mais perfeita”. O kiwi tradicional de polpa verde continua a ser predominante.

Neste momento a empresa tem 50 produtores agregados e uma área instalada de 460 hectares com uma produção na ordem das 12 mil toneladas. Estão concentrados na região do Entre Douro e Minho nos concelhos de Guimarães, Braga, Póvoa do Lanhoso, Amarante e no Litoral na Maia e Vila do Conde (…).