Cidadãos dos oito municípios da LIPOR unidos na Reciclagem Multimaterial e de Biorresíduos

Em 2022, a LIPOR recebeu cerca de 66 265 toneladas de materiais entregues para reciclagem multimaterial de papel/cartão, plástico e vidro, provenientes da Recolha Seletiva Porta a Porta, da Recolha de Proximidade com contentores de acesso condicionado, dos Ecopontos e Ecocentros o que significa um crescimento de +5% relativamente a 2021.Proveniente de Recolha Seletiva de Biorresíduos e em resultado da expansão de projetos de Recolha Porta a Porta e de Proximidade para os fluxos de resíduos alimentares e de resíduos verdes, a LIPOR recebeu 48 022 toneladas, o que representa um aumento de 11% comparativamente a 2021.

Estes resultados demonstram o forte investimento e aposta da LIPOR e seus Municípios Associados na maximização e incremento, em quantidade e qualidade, de materiais a enviar para Reciclagem e Valorização Orgânica, tendo sido crucial o envolvimento do cidadão.

Um excelente resultado é o decréscimo na produção de lixo dos munícipes em -2%, que representa menos 5 888 toneladas face a 2021. A LIPOR encaminhou 372 714 toneladas para Valorização Energética o que permitiu, no ano de 2022, a exportação para a rede nacional da EDP de 162 840 MWh de energia elétrica. Apenas 6 284 toneladas de lixo foram depositadas em aterro, o que representou apenas 1% dos resíduos produzidos nos oito Municípios Associados.

Os produtos LIPOR – nomeadamente os Recicláveis (papel e cartão, plásticos, vidro e metais), o Composto Orgânico Nutrimais®e a Energia Elétrica exportada – tiveram um impacto positivo na redução de emissões para a atmosfera noutros setores económicos na ordem das 121 275 tCO2e (ver Nota 1), o que equivale, em termos práticos à circulação anual de 46 643 automóveis.

O Projeto LIPOR e os Municípios Associados disponibilizam aos cidadãos um Sistema de Valorização de resíduos com parâmetros ambientais de excelência internacional, que eliminou todas as lixeiras da região, reduziu o envio de resíduos para Aterro a valores mínimos valorizando, assim, praticamente 100% dos seus resíduos, elevando a qualidade de vida de mais de 1 milhão de habitantes do Grande Porto. A LIPOR quer continuar a apostar na prevenção, na reutilização, na reciclagem, na valorização energética, na descarbonização e no investimento em Sistemas e Infraestruturas cada vez mais modernos de tratamento de resíduos e a consequente eliminação dos Aterros.

LIPOR | 40 Anos a reinventar o amanhã

Nota 1: Impacte indireto (emissões evitadas) dos produtos Lipor que concorrem para a substituição de atividades mais intensivas em carbono: 1) Utilização de recicláveis nas atividades económicas (que evitam a produção de materiais virgens indústria); 2) Aplicação do composto Nutrimais (que substitui a produção de fertilizantes sintéticos azotados) e, 3) Produção elétrica por combustíveis fósseis.