A mastite é a doença mais dispendiosa de uma vacaria leiteira. Estão os produtores conscientes deste facto e do seu real impacto económico nas suas explorações?

Com o aumento do profissionalismo no setor leiteiro, os produtores tendem a priorizar a rentabilidade e eficiência da sua empresa, e a concentrarem-se na redução de custos.Este artigo irá abordar vários indicadores e ferramentas online que nos ajudarão a calcular a perda real de mastite bovina e a comprovar que as estratégias de prevenção e a implementação de programas de saúde do úbere, podem impedir as vacarias de leite de perder dinheiro!Sabemos que alguns mercados estão agora a sofrer pela diminuição do preço do leite, e agora é altura de dar um valor à doença e demonstrar que a prevenção é um fator-chave para tornar o seu negócio mais rentável e sustentável.

Quanto custa um caso de mastite clínica e subclínico?

No que respeita aos custos da mastite bovina, temos de diferenciar entre casos clínicos e subclínicos. Muitos autores tentaram definir “o número mágico” do custo das mastites, entre eles, encontramos Stephen Ott L., que no NMC de 1999 estimou um custo de cerca de mil milhões de dólares para explorações leiteiras nos EUA. Em 2006, a estimativa era de dois mil milhões (…).

Leia o artigo completo na edição de março 2023 da Revista Voz do Campo.

Autora:
Deolinda Silva
Diretora Serviços Técnicos Ruminantes – HIPRA Portugal
Tel. (351) 915052335
deolinda.silva@hipra.com
www.hipra.com

Edição de março 2023