Nos últimos tempos os dados de teledetecção tornaram-se disponíveis aos agricultores sob a forma de índices espectrais e são disponibilizados por empresas de serviços, assim como alguns serviços públicos gratuitos. O índice mais conhecido e mais amplamente utilizado é o NDVI, que fornece ampla informação sobre a cobertura vegetal e, em certa medida, sobre a biomassa do campo. Esta tecnologia relativamente nova fornece informações que podem ser úteis para detetar problemas nas culturas, embora com algumas limitações. As culturas de inverno, devido às suas características físicas, podem beneficiar muito com a utilização desta tecnologia.

Drone com câmara para detetar NDVI no campo

O que é a teledeteção?

A teledeteção, como conceito, significa a medição de qualquer variável sem tocar no objeto medido. Na definição não há menção da distância entre o objeto medido (no nosso caso plantas) e o instrumento de medição (o sensor). A distância entre os dois pode ser muito curta, como por exemplo no caso de sensores montados em tratores, ou de vários quilómetros, como no caso de satélites. Em diferentes escalas, todos estes instrumentos podem fornecer informações de teledeteção.

Os índices espectrais referem-se à informação do espectro electromagnético, que na realidade é uma mistura de ondas de diferentes comprimentos que existem naturalmente no nosso ambiente. A fim de distinguir esta informação e tirar partido da que nos interessa, os diferentes sensores são concebidos para capturar separadamente o sinal de um conjunto específico de ondas. Uma vez obtidos os dados, são calculados os índices correspondentes, geralmente fórmulas matemáticas simples que fornecem um valor numérico (…).

→ Leia o artigo completo na edição de março 2023 da Revista Voz do Campo.

Autores:
Dolors Villegas, José Miguel Soriano, Josep Anton Betbesé
Culturas extensivas sustentáveis
IRTA – Instituto de Investigación y Tecnología Agroalimentarias

Edição de março 2023