O Concurso Nacional de Azeites de Portugal 2023 realiza-se a 18 e 19 de maio no Centro Nacional de Exposições, em Santarém e é organizado em conjunto pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e pelo CNEMA.

Este concurso é destinado a distinguir lotes homogéneos de Azeite Virgem Extra produzidos na campanha 2022/2023 que sejam propriedade de produtores e embaladores reconhecidos legalmente, e que sejam comercializados pelos próprios com referência comercial exclusiva.

São admitidas duas categorias de participação:

Pequenos Produtores: lotes de quantidade não inferior a 1.000 L contidos num só depósito, para produtores cuja produção da última campanha seja igual ou inferior a 20.000 Kg de azeite de qualquer categoria.

Grandes Produtores e Embaladores: lotes de quantidade não inferior a 4.000 L contidos num só depósito, para embaladores e produtores cuja produção da última campanha seja superior a 20.000 Kg de azeite de qualquer categoria e embaladores cujo lote tenha origem em Portugal e sendo a empresa embaladora a proprietária da marca que participa.

Estarão em concurso quatro categorias:

Azeite Frutado Verde Intenso: Azeites classificados em análise sensorial por painel reconhecido, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), como  “frutado verde” e uma mediana da intensidade de frutado superior a 6.

Azeite Frutado Verde Médio: Azeites classificados em análise sensorial por painel reconhecido, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), como “frutado verde” e uma mediana da intensidade de frutado igual ou inferior a 6, e igual ou superior a 3.

Azeite Frutado Verde Suave: Azeites classificados em análise sensorial por painel reconhecido, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), como “frutado verde”, e uma mediana da intensidade de frutado inferior a 3.

Azeite Frutado Maduro: Azeites classificados em análise sensorial por painel reconhecido, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), como “frutado maduro”.

→ Regulamento: Consulte em https://www.cnema.pt/wp-content/uploads/2023/01/Regulamento-CNAP-2023.pdfDATA LIMITE DE RECEPÇÃO DAS AMOSTRAS E DOCUMENTAÇÃO: 10 Abril 2023

A enviar para:

Secretariado do Concurso Nacional de Azeites de Portugal
Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas
Quinta das Cegonhas,
Apartado 331
2001-904 Santarém

Para mais informações contactar:

Secretariado do Concurso Nacional de Azeites de Portugal
geral@concursonacionaldeazeite.pt
www.concursonacionaldeazeite.pt
Tel: 351 285 250 990 (Chamada para a Rede Fixa Nacional)