Frederico Falcão acaba de ser reeleito como Presidente da Direcção da ViniPortugal, Associação Interprofissional do Vinho, para o triénio 2023/2025, na Assembleia Geral que teve lugar na passada sexta-feira, 17 de Março, nas instalações do CNEMA, em Santarém.

Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal

Sobre a reeleição, Frederico Falcão, declara: “É um grande privilégio ser reeleito enquanto Presidente desta Instituição que admiro e é também um voto de confiança e de reconhecimento por todo o trabalho que a anterior direcção e a equipa da ViniPortugal tem desenvolvido em prol da internacionalização e da distinção dos vinhos portugueses além-fronteiras. Não posso, no entanto, deixar de agradecer, também, a todos aqueles que trabalham diariamente e têm um contributo fundamental naquela que é a nossa missão de enaltecer o valor dos vinhos portugueses internacionalmente. A todos os nossos associados, CVRs e restantes entidades ligadas ao sector vitivinícola deixo o meu profundo agradecimento por tornarem isto possível. O sector vitivinícola português pode continuar a contar com a minha total dedicação para elevar o valor dos vinhos portugueses e a acelerar o seu crescimento.”Para este novo mandato, o Presidente Frederico Falcão, propõe-se a cumprir vários objectivos, dos quais se destaca: reforçar a aposta na formação dos agentes económicos e promover mais acções para valorizar os Vinhos Portugueses no mercado internacional; implementar e divulgar o novo Referencial de sustentabilidade do sector vitivinícola português e desenvolver um novo Plano estratégico a 5 anos, pós 2023.

Natural da Chamusca, Frederico Falcão é licenciado em Agronomia pela Universidade de Évora, com pós-graduação em Enologia pela Universidade Católica do Porto. Desenvolveu a sua carreira como enólogo em vários produtores de vinho – Esporão, Companhia das Lezírias, Pegos Claros e Fundação Abreu Callado. Entre 2012 e 2018 foi presidente do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, tendo sido o mais jovem presidente deste instituto. Entre 2018 e 2019 foi CEO da Bacalhôa e tem representado a ViniPortugal, enquanto Presidente, desde 2020.