A Coopaços – Cooperativa Agrícola de Valpaços, CRL foi formalmente constituída em 1980 e está integrada no ramo agrícola do setor cooperativo. Tem natureza polivalente e a sua missão consiste em promover a colocação dos produtos provenientes das explorações agrícolas dos associados nos mercados de consumo, de modo a obter a sua máxima valorização e maior rendimento. Em entrevista o seu presidente, José Vieira, dá a conhecer melhor o trabalho da Cooperativa numa região que enfrenta inúmeros desafios.

Quais são as atividades/produções agrícolas mais representativas na área de intervenção da Cooperativa?

A Coopaços está estruturada em secções distintas que possuem regulamentos internos e organização contabilística próprios, de forma a evidenciar as atividades e os resultados de cada uma delas.A secção de Aprovisionamento disponibiliza aos seus associados uma diversificada gama de fatores de produção, adubos, rações, sementes, fitofármacos ou maquinaria agrícola, entre outros produtos necessários às explorações agrícolas e pecuárias, garantindo os melhores preços de mercado.

A secção de Produtores de Leite promove, por intermédio da Agros, a recolha e comercialização do leite das salas de ordenha dos seus associados, embora esta secção quase já não tenha expressão porque o número de explorações de leite na região tem vindo a diminuir.

A secção de Produtores de Frutos de Casca Rija recolhe e comercializa amêndoa, castanha, noz e avelã dos seus associados, promovendo a concentração da oferta ao nível da produção e a sua comercialização, garantindo escoamento a estes produtos assim como a respetiva valorização com equilíbrio na respetiva cadeia de valor.

A secção de Produtos de Qualidade, promove e divulga os produtos dos seus associados e é aqui que está integrado o Agrupamento de Produtores de Folar de Valpaços, sendo a Coopaços a Entidade Gestora da Indicação Geográfica Protegida para a produção de Folar de Valpaços IGP e também a detentora da marca Folar de Valpaços.Foi ainda por intermédio desta secção que no ano de 1994 foi elaborado e submetido ao Ministério da Agricultura o processo para obtenção da Denominação de Origem Protegida (DOP) da Castanha da Padrela.

Com quantos associados conta?

A Coopaços tem atualmente com 1449 associados, dos quais 105 são produtores de castanha, 800 são produtores de amêndoa, 18 são produtores de Folar de Valpaços IGP.

Qual é o perfil desses produtores?

Os associados da Coopaços são pequenos agricultores, na sua maioria com agricultura familiar, sendo que a área media por exploração não ultrapassa os 3 hectares. Cerca de 70% dos nossos associados têm idade superior a 55 anos e perto de 40% já ultrapassaram os 65 anos.

Quais os principais serviços que a Cooperativa presta aos seus associados?

A secção de Prestação de Serviços (Departamento técnico) presta serviços de Aconselhamento Agrícola; Recolha e preenchimento de candidaturas a ajudas no âmbito do pedido único (Subsídio agrícola); Elaboração, submissão e acompanhamento de candidaturas no âmbito do PDR2020; Apoio na elaboração e submissão de processos de licenciamento das explorações pecuárias no âmbito do Novo Regime do Exercício da Atividade Pecuária (NREAP) e formação profissional, disponibilizando cursos profissionais (gratuitos) relacionados com a sua área de intervenção, o que permite uma maior capacitação dos associados, nas diversas áreas da agricultura (…).

→ Leia a entrevista completa na edição de março 2023 da Revista Voz do Campo.

Edição de março 2023