Portugal no Top 5 do Concurso Europeu da Árvore do Ano

O Euclyptus globulus, eleito Árvore Portuguesa do ano, acaba de classificar-se, agora, na quinta posição do Concurso Europeu Árvore do Ano.Numa votação extremamente participada, a extraordinária e secular árvore da freguesia de Contige (Satão), conquistou 10.281 votos do público.

A Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal congratula-se com esta distinção, que poderá ajudar ao reconhecimento devido a uma espécie tão importante para Portugal.

O eucalipto é uma espécie naturalizada que se encontra em Portugal há mais de 200 anos e é hoje o grande motor da floresta portuguesa. Importante fonte de rendimento para os proprietários, o eucalipto permite alavancar o investimento noutras espécies.

Em Portugal, a área plantada com eucalipto corresponde a 26% do total da floresta portuguesa, representa uma área inferior à do pinhal e à área de sobreiro/azinheira. As plantações de eucalipto bem geridas e com adequado ordenamento podem ser bons locais de biodiversidade.

As florestas plantadas (de eucalipto ou não) podem transformar-se em habitats e refúgios mais favoráveis para animais e plantas.
O Euclyptus globulus também se destaca pelo elevadíssimo nível de captação de dióxido de carbono e produção de oxigénio.

A fibra obtida a partir do Euclyptus globulus representa maior produtividade, sendo que é necessária menos quantidade de madeira para a mesma quantidade de papel, quando comparado com outras espécies.
Sendo a espécie que potencia mais ciclos de reciclagem, o Euclyptus globulus é, também por isso, sinónimo de sustentabilidade

A Biond representa um conjunto de Associados – Altri, DS Smith, Renova e The Navigator Company – que constituem uma Bioindústria Sustentável, Estratégica e Inovadora.

Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal