O Pomar de Chamosinhos foi instalado em Valença pelo Centro PINUS no ano 2000, com objetivo de produzir semente de pinheiro-bravo.

A primeira recolha aconteceu no início de fevereiro e foi um marco histórico para o Centro PINUS, como nos revela em entrevista a sua diretora executiva, Susana Carneiro.

Como se caracteriza o pomar de Chamosinhos?

É um pinhal gerido pelo Centro PINUS, com cerca de 3 hectares e plantado no ano 2000 com o propósito de vir a produzir semente proveniente do Programa de Melhoramento Genético do Pinheiro-bravo. A primeira colheita de semente aconteceu no início de 2023, o que foi um marco histórico para o Centro PINUS que muito nos orgulhou. Encontram-se em Chamosinhos descendentes das melhores árvores selecionadas por toda a área de distribuição do pinheiro-bravo, provenientes de concelhos como Ponte de Lima, Macedo de Cavaleiros, Góis, Covilhã ou Idanha-a-Nova e de locais emblemáticos como a Mata Nacional de Leiria.

Que razões estiveram na escolha da localização em Valença, tão distante da chamada “Zona do Pinhal”?

Valença não foi o único local escolhido. A estratégia foi instalar pomares nas várias regiões de proveniência de pinheiro-bravo consideradas pelo ICNF[1] que se encontram distribuídas por todo o país. Na região Norte há excelentes condições para produzir pinhal. Dois exemplos são o Minho e o Vale do Tâmega.A localização específica em Valença deveu-se ao facto de um dos associados do Centro PINUS ter disponibilizado, no ano 2000, uma área que tinha sob sua gestão para a instalação do pomar. Em 23 anos ocorreram muitas mudanças nos associados do Centro PINUS, mas foi mantido e até reforçado o compromisso com o Programa de Melhoramento Genético ao celebrarmos um contrato de arrendamento que nos tornou os gestores diretos da área em que o pomar se encontra (…).

→ Leia a entrevista completa na edição de março 2023 da Revista Voz do Campo.

Edição de março 2023