A valorização nutricional de subprodutos agroindustriais na alimentação de animais herbívoros é o tema da próxima sessão do Ciclo de Conferências sobre produção animal circular promovido pelo CEBAL

Na próxima terça-feira, dia 28 de março, pelas 14h30, realiza-se a sessão online “Valorização nutricional de subprodutos na alimentação de herbívoros – Aplicação de tratamentos biológicos”, com Miguel Rodrigues, Professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no âmbito do Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”, organizado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL). A sessão abordará a valorização nutricional de subprodutos agroindustriais, como por exemplo o engaço de uva, através de tratamentos biológicos, ou seja, tratamentos que recorrem a microrganismos, neste caso fungos. Estes tratamentos permitem reduzir os compostos fibrosos dos subprodutos e aumentar a sua disponibilidade nutritiva, favorecendo o seu uso na alimentação de animais herbívoros, como os coelhos.

Atualmente, fruto das políticas europeias no sentido de favorecer a obtenção de produtos de valor acrescentado nas diferentes atividades agroindustriais, equacionando a integração de diferentes atividades no âmbito agrário, nomeadamente os sistemas de produção animal, existe interesse acrescido em avaliar o potencial de vários subprodutos, numa lógica de economia circular e desperdício zero.

Muitos dos subprodutos agroindustriais são considerados de baixo valor nutritivo, o que pode condicionar a sua utilização na alimentação animal. Mas animais herbívoros, como o coelho, conseguem aproveitar mais eficientemente os alimentos pelas suas características gastrointestinais, que contêm uma população microbiana com elevada capacidade fermentativa. Combinando esta capacidade com os tratamentos biológicos, a disponibilidade nutritiva dos subprodutos pode ser aumentada e constituir uma boa alternativa alimentar.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom em: https://us02web.zoom.us/j/85837397265. É aberta ao público e destina-se a investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição, produção animal e agroindústria, bem como a todos os interessados no tema.

O CEBAL, em colaboração com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), irá continuar a promover este Ciclo de Conferências, bimestralmente, em que convida investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição e produção animal, com o objetivo de promover a utilização de coprodutos agroindustriais na alimentação animal, contribuir para fomentar a partilha de experiências e dinamizar estratégias de circularidade entre as agroindústrias e o setor pecuário.