A ACICO – Associação Nacional de Armazenistas, Comerciantes e Importadores de Cereais e Oleaginosas – é a associação que em Portugal representa o setor do comércio e importação de matérias-primas para a indústria agroalimentar e empresas com atividades conexas, como a armazenagem portuária, superintendência, etc. A sua atividade principal é o “trading” de matérias-primas agroalimentares, importação e distribuição. E para além de distribuir informação relevante para as empresas associadas, a ACICO representa o setor junto da administração pública e associações nacionais e internacionais da fileira em que está integrada.

Tendo presente que Portugal importa mais de 80% dos cereais destinados à indústria agroalimentar, os cereais importados mais importantes são, por ordem decrescente, o milho, o trigo mole panificável e forrageiro, a cevada e o arroz.

As principais origens são: Mar Negro (principalmente milho), Europa (trigos panificáveis e forrageiros), América do Sul (milho e arroz) e do Norte (milho, trigo, cevada e arroz). Mas pontualmente podem ser competitivas outras origens, como a África do Sul, Índia, Indochina, Austrália, etc.

Questionado sobre quais as principais dificuldades deste tipo de comércio, o secretário-geral da ACICO, J. Miguel Ascensão, explica que, “atendendo às enormes quantidades de capital envolvidas na execução de um navio e riscos inerentes, este setor necessita, antes de tudo o mais, de estabilidade e regras de jogo conhecidas. Daí que, qualquer intervenção dos Governos que altere essas regras seja sempre um fator de enorme perturbação da atividade (…).

Edição de março 2023